Via Senior

Podemos ajudá-lo?

Ligue (+351) 211 336 440

Universidades Séniores – Vai fazer parte deste grupo?

Partilhar

As primeiras semanas ou meses depois da reforma são normalmente de adaptação às novas rotinas e de adeus às antigas. É um processo diferente para cada pessoa, já se sabe mas, mais cedo ou mais tarde, vai dar consigo a procurar “algo que fazer”. Mesmo que tenha de dar atenção aos netos e aos amigos de sempre, é certo que acabará por ter algum tempo livre. Se é daqueles que diz ou pensa com frequência que “aprender nunca acaba”, ou que “o conhecimento não ocupa lugar”, as Universidades Sénior podem bem ser o que procura.

As Universidades Sénior são entidades públicas ou privadas, com ou sem fins lucrativos, que irão ajudar a preencher os seus tempos livres, ao criar e dinamizar regularmente actividades em áreas sociais e culturais do conhecimento, do saber e do convívio, tudo isto a partir dos 50 anos de idade. 

As Universidades Sénior funcionam em horário laboral, durante a semana, seguindo o calendário escolar (abrem em Setembro/Outubro, com férias de Natal, Carnaval e Páscoa e encerram em Junho/Julho), com disciplinas e actividades tão diversas como artes, informática, desporto, ciências sociais e humanas, etc.

As disciplinas oferecidas variam conforme a Universidade, mas as mais procuradas são informática, saúde, história e inglês.

A abordagem ao envelhecimento activo e bem-sucedido baseia-se no reconhecimento dos direitos humanos das pessoas mais idosas e nos princípios de independência, participação dignidade, assistência e auto-realização. 

Esta abordagem tem dupla importância: do ponto de vista individual é fundamental para uma senioridade mais activa e positiva e, por outro lado, do ponto de vista colectivo é do interesse generalizado que a sociedade seja constituída por pessoas saudáveis não só física, mas também psicologicamente. Quanto mais saudáveis e activas forem as pessoas mais idosas, maior a sustentabilidade dos serviços de saúde e de apoio social.

Se quiser tomar uma decisão mais informada, aconselhe-se com os seus familiares ou amigos e pode, também, falar com um especialista.

A ajuda à decisão é uma matéria que, às vezes, é pouco valorizada, mas a experiência mostra-nos que é muito útil. Sobretudo, porque a tomada de decisão é multifactorial, ou seja, implica com diferentes elementos da nossa vida. Mas, o importante, é decidir. E manter-se activo é a melhor decisão e as Universidades Sénior são uma boa opção para ajudar a manter essa vitalidade.

×

VIA SÉNIOR - Um futuro lado a lado

×
Ligue-nos 211 336 440