A saúde oral define-se como um estado de bem-estar compatível com a ausência de doenças orais ou perturbações da capacidade de mastigar, sorrir e falar, sendo considerada uma parte integrante da saúde geral.
Nos idosos, há uma maior fragilidade oral, com maior propensão para perdas dentárias, doença periodontal e cáries. O acesso a cuidados de saúde oral por parte da população idosa é fundamental para o diagnóstico, a prevenção e o tratamento das doenças orais. A perda parcial ou total dos dentes, conhecida como edentulismo, é uma desordem que vai além da questão estética, uma vez que pode alterar a forma de fechar a boca ou mesmo afetar ao mastigar.
1. Problemas e Causas mais Frequentes na Saúde Oral Sénior
Os problemas mais comuns que surgem com a idade são as cáries, a doença periodontal (gengivas), a perda de dentes, as alterações funcionais da cavidade oral (mastigação), o desgaste dentário, o cancro oral, a xerostomia (sentir a boca seca) e a dor crânio-facial. A falta de dentes (edentulismo) muitas vezes coexiste com más condições de saúde. As principais razões para o edentulismo parcial ou total são:
– Má higiene oral
– Cáries
– Doença periodontal
– Acidentes ou ferimentos
Todos estes fatores podem levar a alterações na fala, ao mastigar alimentos e na articulação da mandíbula, bem como problemas estéticos, como o envelhecimento prematuro do rosto, entre muitas outras, afetando negativamente a autoestima dos afetados.
2. Como Evitar Alterações na Saúde Oral Sénior?
A melhor forma de resolver os riscos do edentulismo é antecipar o problema. A conservação dos dentes naturais é o objetivo prioritário da prática dentária e todas as ações, direta ou indiretamente, destinam-se a este fim.
Tanto as repercussões funcionais como estéticas significam uma perda de qualidade de vida em pacientes que perderam um ou mais dentes. Algo que poderia evitar colocando em prática as dicas básicas de boa saúde oral:
– Visitas regulares ao dentista
– Reduzir nos alimentos ricos em açúcares
– Manter bons hábitos de higiene
3. Tratamentos para Reduzir o Impacto dos Problemas na Saúde Oral Sénior
À medida que a medicina avança e novas ferramentas são desenvolvidas, as perturbações dentárias têm um leque mais alargado de opções de tratamento e/ou reparações para problemas:
– Implantes dentários evitando assim o desenvolvimento de deformidades
– Próteses dentárias ou dentaduras fixas
– Próteses dentárias ou dentaduras removíveis
A perda dentária no idoso requer soluções imediatas para evitar que estes espaços vazios sejam a origem de outras patologias. Se reconhece este problema de saúde oral num sénior próximo saiba que a Via Senior poderá ajudar a encontrar a Residência Sénior ou Lar de Idosos que se adapte a essa necessidade, bem como ao perfil clínico do utente. Tanto as Assistentes Sociais como toda a Equipa de Médicos da Via Senior analisam a situação clínica de cada caso, a fim de validar a melhor opção. Ligue 211 336 440 ou submeta um pedido.