Via Senior: Encontre a Residência Sénior mais Adequada

Podemos ajudá-lo?

Ligue (+351) 211 336 440

Residências Sénior Pet-Friendly: Animais de Estimação em Lares de Idosos

Partilhar

Os animais de estimação são parte fundamental da vida de muitas famílias e criam uma ligação muito forte com os seus donos. A relação entre idosos e animais não poderia ser diferente. Frequentemente, os pets assumem o papel de fiéis parceiros e ajudam assim na prevenção e no combate a doenças. As Residências Sénior Pet-Friendly procuram não quebrar estes valores positivos que os animais transmitem. Este contexto, estimulou o aumento de animais de estimação em Lares de Idosos em Portugal. Desta forma, os idosos melhoram emocionalmente e otimizam seu envelhecimento ativo. Vários estudos confirmam que os animais de estimação trazem diversos benefícios para a vida dos idosos. Destacamos os seguintes:

Benefícios dos Animais de Estimação para os Idosos
1. Combater a Solidão
A solidão é uma circunstância comum na sociedade atual. O confinamento e medidas de isolamento fizeram com que muitas pessoas se sentissem sozinhas. As Residências Sénior já lutam todos os dias para evitar o sentimento de solidão dos mais velhos, promovendo o encontro e a estimulação com o pessoal de apoio. Simultaneamente, os animais também desempenham um importante papel. As Residências Sénior que permitem animais de estimação são assim uma opção muito boa para combater o sentimento de solidão dos seus residentes.

2. Prevenção de Doenças Cardiovasculares
Estar com animais de estimação é bom para a nossa saúde cardiovascular. Andar com um animal de estimação é muito benéfico para evitar doenças cardiovasculares. Os cães precisam de andar duas vezes por dia, facto que obriga o dono a ter de dar um passeio. Os Lares de Idosos que permitem animais de estimação oferecem assim a opção de os seus utentes se exercitarem de forma divertida.

3. Melhoria na Vida Social
Os Animais de Estimação em Lares de Idosos ajudam a estabelecer relações sociais, especialmente em fases de longa duração. As Residências Sénior Pet-Friendly muitas vezes fazem atividades em grupo com os animais. Este tipo de práticas ajudam os idosos a interagir e relacionar-se uns com os outros.

4. Desenvolvimento Emocional e Cognitivo – Terapias Assistidas por Animais
Este tipo de tratamentos, Terapias Assistidas por Animais, são utilizados por profissionais de saúde para diversos tipos de doenças. Terapias Assistidas por Animais (TAA) sendo geralmente programas de longo prazo. Os principais benefícios são cognitivos e emocionais:

Alzheimer
Esta doença neurodegenerativa geralmente afeta os idosos e é muito complexa porque não existe nenhuma medicação ou terapia para detê-la. Neste momento, a Terapia Assistida por Animais (TAA) é um bom recurso para lidar com esta doença degenerativa. A ligação entre familiares e animais de estimação no mesmo espaço oferece uma experiência familiar positiva.

Parkinson
As Terapias Assistidas por Animais proporcionam diferentes benefícios em pessoas com Parkinson. Nas primeiras sessões é encorajado a trabalhar a parte emocional. A pessoa interage com o animal e sente-se sempre acompanhada. As fases iniciais de Parkinson são difíceis de superar. É por isso que é importante fornecer a parte emocional da pessoa. Uma vez concluídas as primeiras sessões, a atividade física começará a ser encorajada. As Residências Sénior Pet-Friendly geralmente fazem passeios com animais para melhorar as habilidades motoras e o envelhecimento ativo.

Psicomotricidade
A terceira idade é uma fase em que muitas vezes aparecem doenças degenerativas. Estes estão geralmente relacionados com as articulações. As Residências Sénior Pet-Friendly permitem passeios com animais de estimação de forma a aliviar estas doenças degenerativas. A pessoa que sofre desta doença tem a responsabilidade de passear aquele animal de estimação e satisfazer as suas necessidades através de caminhadas.

5. Outros benefícios dos animais de estimação para os idosos
O exercício é importante para pessoas de todas as idades, mas para os idosos é vital. Criar uma rotina, nomeadamente de exercício diário, pode ser um verdadeiro desafio para a maior parte das pessoas. Levar um animal de estimação para caminhar ou ter a companhia deste novo amigo, pode ter um impacto muito positivo nos níveis de stress. Ter um animal de estimação requer atividades ao ar livre e interação social. Ter um cão não só traz companhia como também faz sentir o idoso mais seguro.

Analisando a situação do setor é possível afirmar que os Animais de Estimação em Lares de Idosos são pouco aceites em Portugal. No entanto, cada vez mais as diversas ERPI (Estrutura Residencial Para Pessoas Idosas) percebem a importância da ligação entre o animal de estimação e o idoso, e estão mais receptivas em se tornarem Residências Sénior – Pet Friendly.

Procura uma Residência Sénior – Pet Friendly? Contacte a Via Senior, sem qualquer custo ou compromisso para saber que unidades aceitam animais de companhia. Ligue 211 336 440 ou submeta um pedido.

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.
×

Via Senior  - Um Futuro Lado a Lado

×
Ligue-nos 211 336 440