Quais os Estágios da Doença de Alzheimer?

A Doença de Alzheimer (DA) significa a perda progressiva e persistente das funções cognitivas, como linguagem e memória, e não cognitivas, como as capacidades motoras.

Em Portugal, estima-se que existam 194 mil pessoas com demência, das quais 60 a 80% têm Alzheimer, uma doença que afeta sobretudo os idosos. Segundo a APFADA (Associação Portuguesa de Familiares e Amigos de Doentes de Alzheimer) Portugal é o 4º país da OCDE com mais pessoas com demência por cada 1000 habitantes.

A Doença de Alzheimer pode durar entre 6 e 10 anos e a duração de cada estágio pode variar entre 6 e 24 meses na maioria dos casos. Conforme o desgaste neural progride, o Alzheimer tende a ser levado a 4 estágios com evolução lenta e sem expectativa de retorno à fase anterior.

Estágios da Doença de Alzheimer
Estágio 1: Inicial ou Leve
As principais características do Estágio Inicial da Doença de Alzheimer são os lapsos de memória, mas também existem outros sintomas que podem sugerir, o que gera a necessidade de uma avaliação específica:
– Desorientação topográfica
– Repetir perguntas e histórias com frequência
– Deixar de fazer compras ou pagar contas
– Capacidade de tomar decisões

Estágio 2: Moderado
Geralmente, é a fase mais longa da Doença de Alzheimer, e dura entre dois a 10 anos. Neste estágio, as dificuldades de linguagem, assim como para realizar tarefas simples e coordenar movimento, são acentuadas. Como as limitações ficam mais graves, os impactos são mais evidentes e começam a dificultar bastante o dia a dia, como:
– Dificuldade para tarefas simples, como vestir-se  ou cozinhar
– Perda mais acentuada da memória recente
– Incapacidade de ler e escrever
– Deixar de reconhecer pessoas próximas

O idoso com Alzheimer em estágio moderado também pode precisar de ajuda para a higiene básica e para sair de casa, pois corre o risco de se perder caso saia sozinha. As mudanças de humor e comportamento tornam-se mais intensas, incluindo distúrbios graves de sono, repetir a mesma pergunta várias vezes, ter dificuldades para falar e gritar com frequência.

Estágio 3: Avançado
O Estágio Avançado da Doença de Alzheimer dura entre um a três anos e leva o idoso à dependência total. Nesta fase o utente apresenta dificuldades para falar, comer, andar e incontinência urinária e fecal.

Em geral, o paciente já não reconhece familiares e amigos e pode manifestar comportamentos inapropriados em público. Gradualmente o paciente desconecta-se do mundo até deixar de se reconhecer a si mesmo.

Estágio 4: Terminal
No Estágio Terminal da Doença de Alzheimer os sintomas são ainda mais graves e retratam a incapacidade de falar ou andar, conhecida como mutismo.

Em muitos casos, nesta fase da doença a pessoa apresenta dores durante a deglutição e não consegue alimentar-se normalmente pela boca. Pode sofrer infeções recorrentes.

A progressão da doença leva o doente a ficar permanentemente acamado. No entanto, ainda se mantém a sensação de toque, a audição e as respostas emocionais.

Devido ao alto grau de dependência dos idosos, muitas famílias procuram as melhores residências sénior para Alzheimer com o objetivo principal de retardar o agravamento da doença e o controlo dos sintomas. 

Apesar de não ter cura, o Alzheimer pode ser prevenido pela adoção de um estilo de vida saudável. Boa alimentação, prática de atividades físicas e exercícios cognitivos podem ajudar a prevenir a demência. As Residências Sénior especializadas em Alzheimer dispõem de profissionais experientes e dos equipamentos necessários para garantir os melhores cuidados aos idosos. Com enfermagem 24h por dia e apoio médico diário a Via Senior destaca o Grupo DomusVi:

DomusVi Possolo 24
A DomusVi Possolo 24 é mais recente unidade de cuidados de saúde com o conforto de um hotel de luxo. Esta Residência Sénior do centro de Lisboa dedica-se à manutenção e reabilitação funcional com ginásio, gabinetes médicos e de enfermagem, e terapias.

DomusVi Possolo 24 – Sala de Fisioterapia

Oferece um vasto conjunto de cuidados especializados e evolutivos, em regime residencial, que entrega à medida da especificidade de cada utente e do seu enquadramento de familiar e social. A DomusVi Possolo 24 concentra a intervenção na área da neuro-estimulação cognitiva e funcional. Reforça especialmente a supervisão e o apoio clínico e pessoal, com intensidade e especialização sempre adaptadas à situação e aos objectivos terapêuticos de cada paciente.

A Via Senior sabe como pode ser difícil detetar os Principais Sintomas de Alzheimer nos Idosos, bem como procurar a ajuda mais adequada. É por isso que o apoio da equipa profissional de Médicos e Assistentes Sociais da Via Senior se torna fundamental para o ajudar a ultrapassar esta dificuldade. 

Tem dúvidas? Ligue, faça um pedido ou envie um e-mail e iremos atendê-lo de forma personalizada, sem compromisso e de forma totalmente gratuita. Não perca mais tempo!

Assine a nossa newsletter
… e seja o primeiro a receber as nossas novidades


    Podemos ajudar?
    Dias úteis das 9h às 19h

    Av. Eng. Duarte Pacheco, Amoreiras, Torre 2, Piso 5, Sala 7
    1070-102 Lisboa

    © Via Senior: todos os direitos reservados

    © Via Senior: todos os direitos reservados

    Compare listings

    Compare