Via Senior

Podemos ajudá-lo?

Ligue (+351) 211 336 440

Alimentação Saudável na Terceira Idade: Regras a Seguir

Partilhar

O envelhecimento é um processo em que, para cada pessoa, as mudanças físicas, comportamentais e sociais desenvolvem-se em ritmos diferentes. 

O estado de saúde, a medicação ou o estilo de vida afetam diretamente a forma como envelhecemos. Além disso, a própria chegada da terceira idade produz uma série de mudanças fisiológicas, psicológicas e sociais que afetam a alimentação e a saúde dos idosos.

A desnutrição no idoso pode ser confundida com sinais de envelhecimento, por isso, é importante o reconhecimento precoce para que possa ser corrigida atempadamente. É necessário adaptar refeições e hábitos para que todas as necessidades sejam cobertas.

A diminuição da ingestão alimentar por parte dos idosos pode ocorrer em consequência de vários fatores, tais como:

Alterações no Paladar e no Olfato
O envelhecimento pode causar alterações no paladar e no olfato, fazendo com que os alimentos percam sabor. Por isso, é aconselhável experimentar diferentes especiarias que possam adicionar algum sabor às refeições. A medicação pode ser um dos fatores para a diminuição da ingestão alimentar ao afetar o paladar e o apetite no idoso. 

Intolerância Alimentar
O passar dos anos traz mudanças no corpo e na adaptação no dia a dia, inclusive na alimentação. Alguns alimentos, consumidos no passado sem grandes restrições, podem desencadear um processo de intolerância e necessidade de adequação da rotina alimentar. As reações indesejadas quanto à alimentação, que ocorrem na terceira idade, surgem decorrentes da insuficiência na produção de enzimas no corpo, que podem acontecer com o envelhecimento. 

Dificuldade em Mastigar
As dificuldades de deglutição e a falta de dentição podem originar problemas como prisão de ventre ou anemia, entre outras situações que devem ser evitadas. A mastigação inadequada pode acarretar em desnutrição, desidratação e infecções respiratórias graves.

Consumo de Água
Muitos seniores sofrem de desidratação devido à diminuição da função renal, perdas aumentadas na urina devido à toma de medicamentos, como laxantes e diuréticos, ou ainda por uma menor ingestão de líquidos.

A European Food Safety Authority (EFSA) recomenda uma ingestão hídrica diária de 2,0L/dia para as mulheres e 2,5L/dia para os homens.

Em Portugal, de acordo com o Inquérito Alimentar Nacional e de Atividade Física, no que diz respeito à população idosa, o género feminino atinge as recomendações da EFSA, enquanto que o género masculino ingere, em média, apenas 2,1L de água por dia.

Quando se trata de adaptar a dieta dos idosos, e escolher as refeições certas, é necessário saber o que a terceira idade precisa. 

Variedade
Mesmo que a alimentação seja saudável, comer sempre a mesma coisa pode tornar-se aborrecido e levar a alguma perda de apetite. Para que a dieta seja saudável deve ser variada. A alimentação do idoso deve ser completa, equilibrada, variada e baseada na Roda dos Alimentos Portuguesa, consumindo diariamente alimentos dos 7 grupos.

Roda dos Alimentos – Direção Geral de Saúde (DGS)

Várias Refeições por Dia
É aconselhável fazer várias refeições por dia. É necessário garantir que os pequenos-almoços sejam variados e que a quantidade de alimentos seja reduzida em cada dose. Se tiverem passado mais de três horas desde o jantar, deverão fazer uma ceia leve (por exemplo, um iogurte ou um copo de leite ou chá com três bolachas).

Proteínas
Especialistas em nutrição da Nestlé Health Science recomendam que para os idosos a ingestão de proteína deve ser maior em comparação com a de adultos mais jovens. Assim, a ingestão recomendada para os idosos é de 1,0 g até 1,2 g de proteína por quilograma de peso corporal por dia, de origem animal e os de origem vegetal.

Hidratos de Carbono
Os hidratos de carbono encontram-se na maior proporção da alimentação diária e representam entre 50 a 60% da energia total. Este nutriente ao ser ingerido, é transformado em glicose, que o organismo absorve para produzir energia. Idealmente o pequeno-almoço e lanches deverão ser compostos por uma fonte de proteína (leite, iogurte, queijo), uma fonte de hidratos de carbono (pão, aveia, bolachas) e uma peça de fruta.

Fibra
As doses diárias recomendadas de ingestão de fibra para os idosos são de 21g por dia para mulheres e de 30g para homens e a sua adequada ingestão torna-se fundamental pois a fibra desempenha vários papéis relevantes na saúde das pessoas idosas. Podem ser encontrados em grãos integrais, vegetais, frutas com pele dura e leguminosas.

Gorduras
As gorduras funcionam principalmente como energia para o organismo, só que não se convertem rapidamente em energia e acabam por se acumular no corpo. Devem representar 25-30% da quantidade total da dieta. É aconselhável para um plano alimentar saudável limitar o consumo de gordura, principalmente de gordura saturada (de origem animal).

Vitamina D e Cálcio
Os idosos precisam de mais cálcio e vitamina D para manter os ossos fortes e saudáveis, reduzindo os riscos de quedas e fraturas. Alimentos como vegetais, peixe, frutos secos e laticínios são boas fontes de cálcio. Já a vitamina D pode ser obtida por peixes gordurosos como o salmão, ovos, vegetais frescos, citrinos, entre outros.

Açúcar e Sal
O consumo de açúcar deve ser reduzido, assim como o consumo de doces. Utilizar ervas aromáticas e especiarias na confeção e tempero dos alimentos é uma ótima forma de limitar o consumo de sal, associado ao desenvolvimento de hipertensão arterial e outras patologias. No entanto, nem o açúcar nem o sal precisam ser completamente excluídos da dieta.

Uma alimentação variada é fundamental para um bom envelhecimento.

Mas a alimentação saudável na terceira idade e o bem-estar do idoso não depende apenas das refeições. Existem outros fatores que favorecem a sua saúde.

É altamente recomendável que realizem algum tipo de exercício físico para os idosos e atividades para a memória. Tudo isto irá promover um envelhecimento ativo e saudável. 

Tem dúvidas? Ligue, faça um pedido ou envie um e-mail e iremos atendê-lo de forma personalizada, sem compromisso e de forma totalmente gratuita. Não perca mais tempo!

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.
×

Via Senior  - Um Futuro Lado a Lado

×
Ligue-nos 211 336 440