Via Senior: Encontre a Residência Sénior mais Adequada

Podemos ajudá-lo?

Ligue (+351) 211 336 440

Principais Sintomas da Depressão em Idosos

Partilhar

A depressão é uma doença mental que afeta pessoas de todas as idades e não escolhe classes sociais, género ou regiões geográficas. Provoca uma tristeza profunda e tem grande impacto na produtividade e na realização de tarefas simples do dia-a-dia, com consequências devastadoras por falta de compreensão e acolhimento do próximo. Esta patologia é um problema real para a saúde e em alguns casos preocupantes, uma vez que estão cada vez mais presentes nos dias de hoje. 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), as taxas de depressão podem atingir cerca de 30% da população geriátrica. 

Para além de ser difícil detetar este transtorno mental em pessoas idosas, a sociedade tende a estigmatizar esta doença, pelo seu carácter “invisível”, contexto que dificultou a investigação de possíveis causas associadas a esta patologia. É, por isso, vital estar atento e identificar sintomas, o mais rapidamente possível, de forma a antecipar possíveis efeitos das perturbações mentais. Tanto familiares, como amigos e auxiliares de ação direta devem monitorizar a saúde mental dos idosos. O bem-estar dos séniores deve ser garantido.

A depressão é uma doença que afeta o desempenho cognitivo. Esta perturbação dificulta a capacidade de concentração e determinação dos idosos. 

Os principais neurotransmissores afetados pela depressão, responsáveis pelas emoções do ser humano, são a serotonina e a dopaminas. Indivíduos com transtornos mentais têm níveis muito baixos destes neurotransmissores, algo que prejudica o humor, que consequentemente afetam o dia-a-dia. A sensação de desmotivação e desconforto emocional pode causar instabilidade no idoso ao ponto de se querer isolar dos amigos e da família.

Principais Sintomas da Depressão em Idosos
Os principais sintomas da depressão em idosos surgem quando a pessoa sofre uma situação específica de stress ou tristeza, algo que gera um desconforto generalizado nos idosos afetados. Os idosos são o grupo que mais sofre perdas de familiares e amigos ao longo dos anos, o que consequentemente pode criar um transtorno depressivo. Eis alguns sintomas:
– Tristeza generalizada: os idosos com transtornos depressivos têm um sentimento constante de tristeza, algo que pode isolá-los dos demais e levar uma vida sedentária
– Desmotivação: baixos níveis de serotonina levam à apatia e ao isolamento
– Ansiedade e alterações de humor: os neurotransmissores funcionam de forma irregular o que leva à sensação de ansiedade
– Insónia: surge devido ao mau funcionamento das capacidades cognitivas do idoso
– Perda de apetite: o desconforto emocional gera uma total falta de apetite
– Cansaço crónico: sensação de cansaço total, desde o momento em que acordam até irem dormir devido ao excesso de carga mental sofrida e à falta de sono.
– Dificuldade de decisão: a falta de autoconfiança e o sentimento de mal-estar geral eliminam essa capacidade de escolha por parte do idoso
– Pensamentos suicidas: quando a doença se encontra numa fase muito avançada o idoso pode ter pensamentos suicidas, ao pensar que a vida não faz mais sentido.

Existem certas rotinas e exercícios que ajudam a prevenir e a reduzir os principais sintomas da depressão em idosos, estimulando tanto a parte física como mental.
– Socializar: incentivar a comunicação e a interação social dos idosos
– Exercício físico: fator chave para evitar patologias ao longo da terceira idade 

Os familiares e amigos são muito importantes para trabalhar a autoestima dos idosos. Podem satisfazer não só as necessidades físicas mas também emocionais dos idosos. Chegar à terceira idade provoca algumas mudanças, por isso, é essencial estar atento a alterações de humor para manter o bem-estar emocional.

O objetivo da Via Senior é melhorar a qualidade de vida dos que atingem a terceira idade, ajudando as famílias a encontrar uma solução de alojamento ideal para o familiar idoso. É importante estar consciente da importância do envelhecimento ativo e de ter um acompanhamento profissional especializado.  

A Via Senior colabora com mais de 2.600 Residências Sénior a nível nacional que cumpre um exigente padrão de qualidade. Estudamos cada caso cuidadosamente para garantir a satisfação dos residentes e das famílias.

Ligue, faça um pedido ou envie um e-mail e iremos atendê-lo de forma personalizada, sem compromisso e de forma totalmente gratuita. Não perca mais tempo!

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.
×

Via Senior  - Um Futuro Lado a Lado

×
Ligue-nos 211 336 440