Via Senior

Podemos ajudá-lo?

Ligue (+351) 211 336 440

Implante Coclear: O que é? Para que serve? Como funciona?

Partilhar

Com o avançar da idade, as pessoas desenvolvem problemas auditivos. A perda auditiva em idosos, também conhecida por presbiacusia, é uma doença multifatorial, relacionada ao  processo de envelhecimento natural. Pode ser causada por diversas doenças, como a hipertensão, o diabetes, entre outras.

Os doentes com presbiacusia apresentam dificuldades na comunicação social, que leva a uma diminuição da saúde física e mental e a um impacto negativo significativo na qualidade de vida.

Em Portugal, 4 em cada 10 idosos ouvem mal.

Para os idosos com presbiacusia existem várias metodologias que visam a atenuação da perda auditiva e dos seus efeitos. O implante coclear é um dispositivo médico eletrónico, implantado através de uma cirurgia, que ajuda as pessoas com problemas auditivos a ouvir melhor.

Implante Coclear: O que é? Para que serve?
O Implante Coclear (IC) é usado por pessoas que sofrem de perda auditiva, de grau severo a profundo, que não apresentem benefícios com próteses auditivas bem adaptadas.

Os Implantes Cocleares são cirurgicamente implantados e estimulam diretamente o nervo auditivo fornecendo assim uma sensação auditiva.

Ao contrário dos aparelhos auditivos, que simplesmente amplificam o som, os implantes cocleares substituem a parte danificada do ouvido interno e enviam os sinais elétricos diretamente ao nervo auditivo.

Implante Coclear: Como funciona?
O implante coclear possui uma parte externa e outra interna. A componente externa, que é colocada na zona atrás da orelha, é constituída por um microfone, um transmissor e um microprocessador. A parte interna possui um recetor, que é colocado por baixo da pele, e uma série de elétrodos que são inseridos cirurgicamente na cóclea para estimular o nervo auditivo e assim se alcançar uma perceção mais ampla dos sons.

Implante Coclear Interno

A cirurgia do Implante Coclear requer anestesia geral e internamento hospitalar de um a dois dias.

É feita uma incisão na pele atrás da orelha, sendo necessário cortar cerca de dois centímetros de cabelo nessa área. Essa única cicatriz ficará totalmente escondida pelo cabelo em pouco tempo.

Através de um pequeno orifício é introduzido o cabo de elétrodos no interior da cóclea onde irão estimular as terminações do nervo auditivo. Por fim o recetor é colocado por baixo da pele atrás da zona de incisão.

Implante Coclear ou Aparelho Auditivo?
Todo o processo começa na primeira consulta onde se inicia a investigação da causa da surdez e se pesquisa a presença de outras doenças que possam impedir a colocação de Implante Coclear.

A avaliação de um médico e a realização de exames são imprescindíveis para diagnosticar e determinar qual o melhor tratamento e tecnologia para restaurar a audição de cada utente. Avaliar a eficácia dos aparelhos auditivos na perceção de sons e na compreensão de palavras irá adicionalmente quantificar o grau de surdez. 

O tempo que o paciente permaneceu sem ouvir é um fator importante para a recuperação do implante coclear. Quanto mais tempo de surdez prévia à cirurgia, mais difícil é a reabilitação e recuperação auditiva.

O implante coclear é uma solução de tecnologia avançada para a recuperação auditiva que devolve a audição social para pessoas que não apresentam ganhos funcionais com os aparelhos auditivos convencionais.

Não deixe que a perda de audição impeça de se conectar com a vida e com os seus familiares e amigos.

Tem dúvidas? Ligue, faça um pedido ou envie um e-mail e iremos atendê-lo de forma personalizada, sem compromisso e de forma totalmente gratuita. Não perca mais tempo!

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.
×

Via Senior  - Um Futuro Lado a Lado

×
Ligue-nos 211 336 440