Via Senior

Podemos ajudá-lo?

Ligue (+351) 211 336 440

Idosos | Como gerir o período pós-férias

Partilhar

época de férias é, geralmente, sinónimo de alegria, união e felicidade. No entanto, para idosos que estejam isolados da família e dos amigos, a ansiedade ou a depressão podem prevalecer durante o período de férias e/ ou pós-férias.

Por forma a ajudar a combater o sentimento de tristeza, o isolamento social ou mesmo a depressão, no período pós-férias, é fundamental adoptar uma abordagem proactiva. Alguns exemplos passam por:

  • Recordar momentos:  Ter acesso a fotografias que remetam a momentos felizes pode trazer de volta a alegria sentida outrora. Relembrar os melhores momentos da vida pode ajudar os idosos a sentirem-se gratos e conectados com aqueles que mais amam, mesmo sem estarem presentes.
  • Planos futuros: Planear novos momentos como passeios, jantares, viagens, em conjunto com a família/ amigos pode ajudar os idosos a manter o foco em dias mais alegres e de convívio, e assim a ganhar ânimo.
  • Actividade física: De acordo com a indicação de um profissional específico, como um médico ou fisioterapeuta, praticar actividade física é essencial. O exercício físico melhora significativamente o “corpo e a mente”, promovendo assim a melhoria do bem-estar geral.
  • Aprender algo novo: Procurar um hobby ou aprender algo novo é sempre um desafio que traz motivação e ajuda a combater os pensamentos negativos e a depressão. Uma actividade simples como ouvir música alegre, pode mudar totalmente o humor de uma pessoa e assim tornar aquele momento ou dia, mais feliz.
  • Contacto com entes queridos: Na impossibilidade de estar presencialmente, definir dias/ horas mais oportunas para contactar via telefone quem mais se gosta, é crucial. Visitar com frequência a família e mostrar o quanto a mesma é importante, é também essencial.

EM SUMA, É NECESSÁRIO ESTAR ATENTO E TER CUIDADOS REDOBRADOS ESPECIALMENTE EM MOMENTOS MAIS CRÍTICOS E DE MAIOR FRAGILIDADE EMOCIONAL, COMO PODERÁ SER O CASO DO PERÍODO “PÓS-FÉRIAS”.

A grande maioria das Residências Sénior dispõe de profissionais que prestam um serviço de apoio psicológico e promoção da actividade física, proporcionando uma melhoria de qualidade de vida e do bem-estar dos intervenientes.

Procura Residências Sénior?

Entre em contacto connosco submetendo o seu pedido (AQUI) ou contacte-nos através do 919992898 ou [email protected]

Fonte: www.caringseniorservice.com

×

VIA SÉNIOR - Um futuro lado a lado

×
Ligue-nos 211 336 440