Via Senior: Encontre a Residência Sénior mais Adequada

Podemos ajudá-lo?

Ligue (+351) 211 336 440

Guia Passo a Passo: Primeira Consulta Auditiva

Partilhar
A partir dos 50 anos, ou assim que sentir algum sinal de perda de audição, é recomendável que agende uma consulta de avaliação auditiva. Este passo é importante para identificar precocemente possíveis alterações no seu sistema auditivo. Tenha em mente que, ao contrário do declínio da visão, a perda auditiva pode não ser percetível de imediato.

Primeira consulta de avaliação auditiva: guia passo a passo
Caso tenha alguma dúvida ou receio sobre o que acontece antes e após um exame auditivo, vamos dar-lhe o passo a passo para que se possa preparar para a sua consulta de avaliação auditiva.

Passo 1: antes da consulta
Antes do seu exame auditivo, converse com os seus familiares e amigos e pergunte se estes notam alguma dificuldade de comunicação consigo. Pode perguntar-lhes, por exemplo, se acham que pede muitas vezes para repetir.
Reflita sobre se tem maior dificuldade em ouvir em determinados ambientes (por exemplo num restaurante ou ao telefone). Registe todas as questões ou dúvidas que tenha sobre a sua audição, para que não se esqueça de as fazer em consulta.
A recolha desta informação será útil para transmitir ao audiologista, na sua consulta.

Passo 2: faça-se acompanhar de um amigo ou familiar
É importante que se faça acompanhar de um familiar ou amigo próximo, uma vez que esta pessoa pode ajudar a identificar situações específicas nas quais a sua perda auditiva é mais percetível.
O audiologista pode inclusive realizar um teste auditivo usando a voz familiar de quem o acompanha. É muito mais fácil ignorar que tem um problema auditivo se não tiver outra pessoa para lhe dar uma perspetiva adicional.

Passo 3: a consulta
A primeira parte da consulta de avaliação auditiva tem por objetivo conhecer o seu historial clínico, estilo de vida e possíveis dificuldades auditivas já identificadas. Este é o momento para partilhar as informações recolhidas no passo 1.
Seja honesto! Quanto mais completa for esta recolha de informação, maior será a capacidade de o audiologista ir ao encontro das suas necessidades.
Após esta conversa inicial, o audiologista irá fazer todos os exames auditivos necessários a uma avaliação auditiva completa.

Passo 4: próximos passos
Após os exames, o audiologista irá explicar-lhe detalhadamente os resultados. Caso se venha a confirmar uma perda auditiva, irá poder relacionar esses resultados, com as dificuldades que sente.
Caso a sua perda auditiva seja reversível, o audiologista irá encaminhá-lo para o seu médico otorrinolaringologista.
Se a perda auditiva for irreversível, poderá ficar a conhecer, na mesma consulta, as soluções auditivas ajustadas ao seu caso.
Se a sua audição ainda se encontrar dentro dos parâmetros da normalidade são boas notícias! O audiologista poderá dar-lhe algumas recomendações para cuidar da sua audição e prolongar a sua saúde auditiva. É fundamental que repita a avaliação auditiva anualmente, tal como faz outros check ups à sua saúde.

Não adie mais! Marque já a sua consulta de avaliação auditiva, gratuita, no Centro Auditivo Widex mais próximo de si.

Tem dúvidas? Ligue, faça um pedido ou envie um e-mail e as Assistentes Sociais da Via Senior irão atendê-lo de forma personalizada, sem compromisso e de forma totalmente gratuita. Não perca mais tempo!

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.
×

Via Senior  - Um Futuro Lado a Lado

×
Ligue-nos 211 336 440