Via Senior: Encontre a Residência Sénior mais Adequada

Podemos ajudá-lo?

Ligue (+351) 211 336 440

Enfermagem Geriátrica em Residências Sénior

Partilhar

A enfermagem geriátrica é responsável por cuidar da saúde do idoso. Segundo a Ordem dos Enfermeiros (OE), a enfermagem geriátrica “é o ramo da enfermagem que é responsável por pessoas com mais de 65 anos de idade. Os enfermeiros geriátricos trabalham em conjunto com os idosos, a sua família e a comunidade, para promover um envelhecimento bem-sucedido, com uma melhor qualidade de vida.” 

Devido ao envelhecimento da população, esta profissão é cada vez mais necessária. De acordo com as projeções de evolução da população do Instituto Nacional de Estatística (INE), em 2050 o país terá o maior peso de população idosa da Europa e um índice de dependência que revela que haverá uma pessoa e meia em idade ativa para cada idoso. É imperativo que os enfermeiros geriátricos respondam e satisfaçam as necessidades de uma população cada vez mais envelhecida. 

O principal objetivo da enfermagem geriátrica é melhorar e potenciar a promoção da saúde dos idosos. Por isso, todos os seus esforços estão focados na satisfação das necessidades dos mesmos, como por exemplo em:
– Prestar cuidados de qualidade
– Minimizar sinais e sintomas para as enfermidades encontradas
– Promover o envelhecimento ativo

Funções da Enfermagem Geriátrica em Residências Sénior
A Enfermagem Geriátrica em Residências Sénior deverá incluir um profissional com responsabilidades e competências para promoção da autonomia, vigilância de saúde, reabilitação, prevenção de complicações e garantia de qualidade de vida.

As residências sénior oferecem cuidados especializados, contando com uma equipa multidisciplinar que também inclui médicos, assistentes sociais, entre outros profissionais de saúde. Nestas instituições, os enfermeiros organizam a maior parte das atividades, supervisionam o tratamento, administram as medicações aos residentes, monitorizam as patologias e informam os médicos sobre todos os cuidados. Para além disso, as principais funções da enfermagem geriátrica em residências sénior são:

Cuidadores
Esta profissão dedica-se a cuidar dos idosos de forma pessoal e individualizada. Promove o trabalho de autocuidado e incentiva a autonomia, a fim de retardar a dependência. Também deteta situações de risco nos idosos e resolve comportamentos que prejudicam a sua saúde.

Os profissionais de enfermagem geriátrica em residências sénior são responsáveis por garantir a saúde dos idosos

Administrativos
Para além de cuidadores a enfermagem geriátrica também tem a função de carácter administrativo. Consiste em fazer e escrever relatórios relacionados ao cuidado. Além disso, organizam os recursos disponíveis e outras tarefas administrativas.

Educativos
Os enfermeiros estão em constante formação. Para isso, são tidas em conta as suas necessidades, bem como as dos idosos e das famílias.

Investigadores
A enfermagem geriátrica é indispensável na pesquisa. O seu conhecimento é fundamental em projetos que trabalham para melhorar os cuidados aos idosos, bem como em vários ramos das ciências da saúde.

No entanto, as funções são infinitas.  É uma profissão que engloba muitas tarefas e funções, e por isso oferece cuidados completos aos idosos e às famílias. Os enfermeiros são os pilares das Estruturas Residenciais para Idosos (ERI).

A recente crise da Covid-19 marcou um antes e um depois nas nossas vidas e, por isso, marcou também a enfermagem geriátrica. Os lares e residências sénior foram, sem dúvida, os mais vulneráveis e mais afetados pela pandemia.

Além disso, pode dizer-se que os enfermeiros geriátricos têm uma função adicional: função emocional. Os idosos que vivem em residências sénior criam uma relação com estes profissionais como se fizessem parte da sua família, uma vez que são estes que cuidam deles e os assistem todos os dias. Este cuidado gera um enorme vínculo emocional e, consequentemente, melhora a saúde física e mental deste setor sénior.

A enfermagem geriátrica é o eixo fundamental do cuidado em lares e residências sénior e o seu trabalho é indispensável.

Se procura uma residência sénior com um bom serviço de enfermagem, com vagas em Portugal, contacte a Via Senior e obtenha a melhor oferta de acordo com as suas preferências e do perfil clínico idoso. A Via Senior garante que as Residências Sénior propostas cumprem um exigente padrão de qualidade.

Tem dúvidas? Ligue, faça um pedido ou envie um e-mail e iremos atendê-lo de forma personalizada, sem compromisso e de forma totalmente gratuita. Não perca mais tempo!

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.
×

Via Senior  - Um Futuro Lado a Lado

×
Ligue-nos 211 336 440