Via Senior

Podemos ajudá-lo?

Ligue (+351) 211 336 440

Cuidados a ter com o tempo frio

Partilhar

Para além do risco de hipotermia provocada pela exposição ao frio, existe também um risco aumentado da propagação de infecções respiratórias. Infecções essas que podem ser graves caso não tenham um tratamento precoce ou caso se trata de uma pessoa com outras doenças associadas.

Tendo em conta este risco, deverá manter a uma temperatura entre os 18ºC e os 21ºC. Se utilizar braseiras, lareiras, salamandras ou equipamentos a gás, deverá manter uma boa ventilação, evitar estar muito próximo destas fontes de calor, e muito importante, apagar ou desligar estes equipamentos antes de dormir.

Evitar utilizar apenas uma ou duas camadas de roupa muito quente, utilizando várias camadas mais finas, assim o choque térmico não será tão grande se sentir calor e precisar de tirar alguma roupa, evitando ainda a transpiração.

Mantenha-se seco e lembre-se de que se perde muito calor pelas extremidades, sendo necessário, na exposição ao frio intenso, utilizar gorro, luvas e meias quentes.

Deverá manter-se hidratado, dando preferência nas refeições a bebidas quentes, sopa, frutas e legumes. O intervalo entre refeições deverá ser mais curto. Evitar bebidas alcoólicas e comidas com muita gordura.

Mantenha uma actividade física regular, evitando a exposição directa ao frio intenso.

Adaptado da DGS

×

VIA SÉNIOR - Um futuro lado a lado

×
Ligue-nos 211 336 440