Via Senior

Podemos ajudá-lo?

Ligue (+351) 211 336 440

Covid-19: cuidados em lares e residências

Partilhar

Neste momento, estamos a assistir a um crescimento exponencial do número de casos de infecção por Covid-19 em Portugal.

Vimos nos outros países (porque felizmente ainda não tivemos casos no nosso) que a grande maioria dos óbitos é em faixas etárias mais altas, disparando a partir dos 70 anos, e em doentes crónicos.

É fundamental que esta população seja o mais protegida possível!

Para além do encerramento de visitas já proposto pela DGS, relembramos que os cuidados de desinfecção das mãos, utilização de máscaras, toucas e batas descartáveis deverão ser utilizadas pelos trabalhadores.

Qualquer doente que apresente sintomas gripais, não deverá sair do seu quarto. Caso partilhe o quarto, o outro utente também se deverá manter com medidas de isolamento mesmo que não tenha sintomas.

Todos os empregados que apresentem dificuldade respiratória, febre, tosse, dores no corpo ou de cabeça, deverão ficar em casa, assim como aqueles que estiveram desprotegidos em contacto com doentes infectados por Covid-19, mesmo se estiverem assintomáticos.

Os doentes apenas deverão ir ao hospital caso tenham dificuldade respiratória ou diminuição da saturação O2 periférica. Caso tenham apenas sintomas de febre, dores no corpo, tosse ou dores de cabeça, deverão ser medicados sintomaticamente com paracetamol.

As recomendações mantêm-se em actualização, de acordo com o evoluir da pandemia.

Estas recomendações são gerais, devendo ser adaptadas o melhor possível à realidade de cada uma das instituições.

Para qualquer dúvida, a equipa médica e técnica da LusoSenior está ao dispor.

José Bastos Lino
Médico

×

VIA SÉNIOR - Um futuro lado a lado

×
Ligue-nos 211 336 440