Via Senior: Encontre a Residência Sénior mais Adequada

Podemos ajudá-lo?

Ligue (+351) 211 336 440

A Importância dos Serviços Religiosos em Lares

Partilhar

A vertente espiritual desempenha um papel fundamental nas pessoas em geral e nos idosos em particular. O número de católicos em Portugal corresponde atualmente a 80% dos portugueses, segundo os Censos 2021. É possível assim reconhecer que a religião continua a ter um peso significativo na cultura e tradição dos portugueses. 

Para a maioria dos idosos a religião tem um papel muito importante no seu dia-a-dia. Para os mais velhos, a comunidade religiosa é a maior fonte de apoio social fora da família e, por este motivo, uma das exigências, por parte das famílias quando procuram um lar, é se existe um espaço de oração que siga estas tradições religiosas, nomeadamente uma capela.

Para além dos serviços básicos, a maioria dos lares e residências sénior conferem aos residentes a possibilidade de usufruírem de apoio religioso. Mas que tipos de serviços religiosos os lares oferecem? 

Capela
Algumas residências têm a sua própria capela para que os idosos não tenham que se deslocar sempre que desejem rezar ou assistir à missa. As capelas são normalmente integradas no edifício da própria residência ou localizadas ao lado desta e geralmente têm um altar onde o padre celebra.

Residência Sénior Maria Ofélia

Missas aos Domingos 
Muitos idosos têm o hábito de ir à missa todos os domingos. A participação das missas aos domingos é um compromisso de fé e de importância na tradição dos portugueses. Para responder a esta necessidade os lares organizam missas, não sendo neste caso necessário um edifício religioso. Este serviço está a cargo de um padre ou assistente e é realizado nas instalações do lar. Ao domingo, os idosos podem também assistir, na sala de convívio, à missa em direto na televisão.

Missas Especiais
Existem alguns dias durante o ano em que é importante para os idosos participar na missa e rezar o terço, como a Quarta-feira de Cinzas. Deste modo, também é importante que os responsáveis pelo lar tenham em conta o calendário de datas comemorativas religiosas para responder a estas necessidades.  Por outro lado, há idosos ou famílias que pedem para celebrar em datas especiais, como aniversário, aniversário de casamento, entre outras.

Confissão
No que diz respeito à confissão este serviço está também a cargo de um padre que se desloca às instalações.

A religião pode fornecer os seguintes benefícios para a saúde mental:
– Uma atitude positiva e promissora sobre a vida e a doença, o que tende a levar a melhores resultados de saúde
– Uma sensação de sentido e propósito na vida que afeta os comportamentos de saúde e os relacionamentos familiares e sociais
– Uma maior capacidade para lidar com a doença e a incapacidade

Muitos idosos acreditam que a religião é o fator mais importante que os ajuda a enfrentar os problemas de saúde física e mental. Alguns estudos concluíram que os idosos que introduzem nos seus hábitos diários tradições religiosas para ultrapassar desconfortos diários estão menos propensos a desenvolver depressões e ansiedade do que aqueles que não o fazem. 

Se precisar de ajuda para encontrar uma residência ou lar de idosos para o seu familiar idoso, focado em serviços religiosos contacte a Via Senior. 

Tem dúvidas? Ligue, faça um pedido ou envie um e-mail e iremos atendê-lo de forma personalizada, sem compromisso e de forma totalmente gratuita. Não perca mais tempo!

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.
×

Via Senior  - Um Futuro Lado a Lado

×
Ligue-nos 211 336 440