Promover atividades estimulantes para a saúde física e mental de pessoas idosas, pode ser um grande desafio. Especialmente quando se trata de atividades para grupos onde cada paciente tem as suas especificidades.
Para melhorar a qualidade de vida e fomentar o envelhecimento ativo é importante adotar um conjunto de atividades adaptadas a este grupo e que promovam a sua saúde, convívio, autonomia, cultura, memória, linguagem e até mesmo o exercício físico regular.
Após o levantamento das preferências e necessidades de cada indivíduo, pode-se avançar para um plano de atividades.
As residências possuem um extenso programa de atividades que servem para estimular cognitivamente os idosos, promover a sua socialização e até mesmo melhorar as suas habilidades físicas e motoras. Eis algumas sugestões de atividades:
Programa de Atividades
Atividades divertidas e dinâmicas nas pessoas idosas tem o objetivo de despertar as suas potencialidades, estimulando a socialização, a partilha de experiências, a sensibilidade, as emoções, a comunicação, a aprendizagem, permitindo-lhes uma vida mais ativa.
1. Passeios ao Exterior
Sair de casa permite que os mais velhos socializem com novas pessoas, e muitas atividades ao ar livre proporcionam oportunidades de interação com crianças, natureza e animais. Estas atividades podem dar às pessoas idosas um maior animo e entusiasmo.
2. Atividades de Jardinagem
A jardinagem é uma boa terapia ocupacional para idosos, podendo ajudar na prevenção de algumas doenças como a depressão e no combate ao sedentarismo.
3. Atividades Manuais
Trabalhar com arte pode ajudar os idosos a expressar as suas emoções e a desenvolver as suas capacidades motoras.4. Culinária
Aprender a cozinhar ou manter este hábito na terceira idade auxilia na socialização dos mais velhos, pois o momento de preparação dos alimentos pode ser feito em conjunto com grande facilidade. E, ainda, permite que idosos possam partilhar receitas com outros utentes, através de momentos prazerosos na cozinha, estimulando a memória e inserindo um assunto em comum de interesse de ambos.
5. Visitas Culturais a Museus e Espetáculos
O contacto com exterior é muito importante na vida de uma pessoa idosa, sobretudo se estiver dependente. Conhecer novos locais, visitar museus, ir a jardins que nunca foi, pode melhorar consideravelmente o bem-estar e a satisfação do idoso.
6. Cinema
Os filmes proporcionam uma fuga emocional e podem ajudar a tirar o foco das doenças que o idoso tem. A utilização de filmes também oferece uma forma de relaxar para os idosos que têm demência.
7. Leitura
Ler não só melhora a memória, como reduz o stress e fortalece o cérebro evitando algumas doenças.8. Jogos de Mesa
É uma atividade recreativa que proporciona a interação social e que permite a criação de novas amizades. Exercita, para além da parte social, a capacidade de perceção, agilidade e tempo de reação. Alguns exemplos de jogos de tabuleiro para idosos.
9. Desporto Adaptado
Os idosos podem escolher como atividade física, natação, hidroginástica, pilates, ioga, caminhada, exercícios de alongamentos ou exercícios com a supervisão de um profissional ou personal trainer especializado em treino personalizado ao domicílio para idosos
10. Atividades Diárias de Estimulação Cognitiva
Este tipo de atividades promovem o desenvolvimento e a estimulação da atividade mental, melhoram a memória dos idosos e fomentam o envelhecimento ativo.
– Puzzles
– Jogos de memória
– Palavras cruzadas
– Sopa de letras
– Sodoku
– Descobrir as diferenças
– Jogo do galo
– Jogo do stop
11. Interagir com Animais
Frequentemente, os animais assumem o papel de fiéis parceiros e ajudam assim na prevenção e no combate a doenças. Desta forma, os idosos melhoram emocionalmente e otimizam seu envelhecimento ativo. Vários estudos confirmam que os animais de estimação trazem diversos benefícios para a vida dos idosos.