Via Senior: Encontre a Residência Sénior mais Adequada

Podemos ajudá-lo?

Ligue (+351) 211 336 440

Estadias Temporárias em Residências Sénior

Partilhar

As estadias temporárias em Residências Sénior são geralmente recomendadas pelos médicos para a recuperação física ou cognitiva dos idosos. Dependem da disponibilidade de vagas e modalidades oferecidas, o que confere maior flexibilidade às famílias, seja para períodos de recuperação pós hospitalar, reabilitação ou para descanso do cuidador. 

Optar por estadias temporárias em Residências Sénior pode dar às famílias a tranquilidade de saber que o idoso recebe cuidados de saúde adequados durante o tempo em que reside na instituição.

São múltiplas as situações e finalidades em que se escolhe uma determinada estadia num centro geriátrico. Algumas dessas circunstâncias comuns são:

Recuperação pós hospitalar. Passar por uma doença, cirurgia ou hospitalização, requer cuidados médicos antes do idoso voltar para casa. Durante esse período, as Residências Sénior disponibilizam serviços adicionais para garantir uma transição segura e bem-sucedida, como assistência médica contínua ou acompanhamento de medicamentos.

Apoio durante a reabilitação. Durante o processo de reabilitação após uma lesão, acidente ou doença, requer um ambiente certo e os recursos necessários que podem ser disponibilizados por uma Residência Sénior. Recursos que devem incluir fisioterapia, terapia ocupacional e atividades de mobilidade e fortalecimento físico.

Avaliação de necessidades e adaptação. Em alguns casos, uma estadia temporária num lar de idosos pode ser utilizada como uma oportunidade para avaliar as necessidades de cuidados e alojamento de uma pessoa idosa. Isto pode ajudar a determinar que tipo de cuidados de longa duração é mais adequado e oferecer informações para tomar a melhor decisão sobre o futuro.

O processo de admissão numa residência para idosos com estadia temporária pode variar de acordo com a localização e políticas de cada centro, uma vez que nem todos admitem este tipo de alojamento.

O objetivo das Residências Sénior com Estadias Temporárias é garantir o bem-estar dos idosos durante um determinado período de tempo

Para inscrever um idoso numa Residência Sénior que aceite estadias temporárias, devem ser seguidos os seguintes passos:

Escolher uma Residência Sénior. O primeiro passo é escolher a residência que melhor se adequa às necessidades dos idosos. Existem instituições que admitem pessoas autónomas, e outros especializados em idosos com algum tipo de dependência.

Marcar visita com o idoso. Uma vez escolhida a residência, é aconselhável solicitar uma visita com o profissional responsável para discutir a situação do idoso, o tipo de necessidades de assistência sanitária e todos os detalhes acerca da estadia temporária.

Avaliação médica. Em muitos casos, é necessária uma avaliação médica para determinar as necessidades de cuidados do idoso durante a estadia temporária. Pode envolver exames médicos, revisão do historial clínico e, possivelmente, o envolvimento de um profissional do centro geriátrico no processo.

Procedimentos e documentação. Antes e depois de solicitar uma estada temporária, terá de preencher a documentação e realizar os procedimentos administrativos.

– Antes da admissão. É importante certificar-se de que tipo de pertences pessoais o idoso pode levar para a residência, os medicamentos que toma e outros detalhes sobre os cuidados específicos que o idoso deve receber.

Se procura uma Residência Sénior com Estadias Temporárias, com vagas em Portugal, seja no Norte, Centro, Sul ou Ilhas, contacte a Via Senior e obtenha a melhor oferta de acordo com as suas preferências e do perfil clínico idoso. A Via Senior garante que as Residências Sénior propostas cumprem um exigente padrão de qualidade.

Tem dúvidas? Ligue, faça um pedido ou envie um e-mail e as Assistentes Sociais da Via Senior irão atendê-lo de forma personalizada, sem compromisso e de forma totalmente gratuita. Não perca mais tempo!

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.
×

Via Senior  - Um Futuro Lado a Lado

×
Ligue-nos 211 336 440