A incidência de perda de peso involuntária aumenta com o envelhecimento. Uma das principais razões pelas quais as pessoas idosas sofrem de perda de peso involuntária é devido a maus hábitos alimentares. Após uma perda de peso involuntária, o sistema imunitário pode deteriorar-se, deixando o idoso mais vulnerável a infeções e doenças com uma capacidade enfraquecida de recuperação.
A perda de peso involuntária refere-se à perda de peso que ocorre quando uma pessoa não está a fazer dieta nem a tentar emagrecer.
Em alguns casos, a perda de peso em idosos é consequência de uma vida jovem e adulta em que a alimentação não esteve a par com a nutrição e que acabou por cair em hábitos pouco saudáveis que se acentuam quando chega a terceira idade.
Noutros casos, esta perda de peso pode ser um sinal de um distúrbio físico, emocional ou mental grave. Além da perda de peso, a pessoa pode ter outros sintomas, como perda de apetite, febre, dor ou suores noturnos, devido a um distúrbio subjacente.
Mas a perda de peso em idosos, devido a maus hábitos alimentares tem outra razão que costuma ser frequente: a perda de capacidades. O cansaço, o desconforto físico ou a dor são algumas das razões pelas quais os idosos deixam de preparar a sua comida. Se vivem sozinhos e deixam de preparar a sua própria comida, acabam por comer tudo o que conseguem alcançar, o que por norma raramente é saudável, não é nutritivo, nem permite manter uma dieta equilibrada.
Esta perda de peso em idosos pode, por vezes, ser causada por diferentes situações, incluindo diferentes patologias médicas importantes que devem ser avaliadas. As razões mais comuns para a perda de peso em idosos são:
– Infeções a longo prazo que não foram detetadas ou estão em tratamento
– Uso de certos fármacos que reduzem o apetite ou causam perda de peso como efeito colateral.
– Cancro
– Doença cardiovascular
– Doença de Parkinson que pode levar a uma perda de peso não intenciona
– Doença de Alzheimer e outros tipos de demência que afetam tarefas diárias
– Deterioração gradual das funções cognitivas e da memória
– Depressão
– Disfagia ou dificuldade em engolir ou engolir alimentos.
A perda de peso em idosos involuntária pode ser um sinal de doença ou outros problemas médicos subjacentes. Daí a necessidade de consultar um especialista, que pode determinar as causas e estabelecer o tratamento adequado, se necessário.
É fundamental que os idosos sigam algumas recomendações para manter uma vida saudável e isso afeta diretamente os cuidados com o seu peso.
Embora a perda de peso involuntária seja comum entre os idosos, existem medidas que se podem tomar para prevenir e manter um peso saudável ao longo do processo de envelhecimento, tais como:
– Selecionar alimentos ricos em fibras, como pães integrais e cereais, feijão sem sal, nozes e sementes, vegetais de cores vivas (como feijão verde) e frutas.
– Evitar fritos. Em vez disso, escolher alimentos assados, grelhados ou cozidos.
– Beber leite magro ou desnatado enriquecido com vitamina D; produtos lácteos ou leite de soja, amêndoas, arroz ou outras bebidas com adição de vitamina D e suplementos de cálcio para ajudar os ossos fortes à medida que envelhece.
Tem dúvidas? Ligue, faça um pedido ou envie um e-mail e as Assistentes Sociais da Via Senior irão atendê-lo de forma personalizada, sem compromisso e de forma totalmente gratuita. Não perca mais tempo!