Via Senior: Encontre a Residência Sénior mais Adequada

Podemos ajudá-lo?

Ligue (+351) 211 336 440

O Papel da Geriatria nos Lares de Idosos

Partilhar

A geriatria é o ramo da medicina que foca o estudo, a prevenção e o tratamento de doenças e a incapacidade em idades avançadas, geralmente em idade superior a 60 anos. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma pessoa já é considerada idosa quando tem 60 anos ou mais. O objetivo da geriatria é acompanhar o utente idoso no seu processo de envelhecimento, estudando, prevenindo e tratando doenças, com o objetivo final de prolongar a sua vida e otimizar a sua qualidade de vida, sem esquecer o bem estar e a qualidade de vida dos cuidadores.

Portugal é um dos países mais envelhecidos do Mundo. De acordo com o último estudo da Via Senior, o ritmo de envelhecimento da população tem vindo a acelerar de forma expressiva, levando a que existam, atualmente, 182 idosos por cada 100 jovens. Perante esta situação, é importante ter em conta a saúde deste setor, pelo que a geriatria é um campo que deve avançar rapidamente.

Os idosos são um grupo social muito afetado por problemas de saúde. O papel da geriatria nos lares de idosos é um campo que deve ser estudado cuidadosamente e desenvolvido para evitar patologias ou distúrbios causados pela idade. As doenças mais comuns nos idosos geralmente afetam diretamente a saúde cognitiva e física. 

Os médicos geriátricos são especialistas dedicados a cuidar da saúde dos idosos de modo a prevenir doenças e analisar como estas podem ser controladas, estabelecendo uma interação entre o envelhecimento e as doenças crónicas e degenerativas que estes pacientes têm devido à sua idade. Além disso, estes especialistas conhecem todas as alterações que impactam na qualidade de vida do idoso, tais como, síndromes geriátricas, doenças crónicas, medicamentos indicados e possíveis sequelas que deixam.

Algumas das condições que os idosos podem ter são as seguintes:
Osteoporose
– Depressão
– Demência
– Incontinência urinária
– Doença de Alzheimer

O papel da geriatria nos lares de idosos torna-se cada vez mais relevante e crítico no cuidado ao utente idoso, à medida que a população vai envelhecendo, por variadas razões. Muitas das situações clínicas que chegam às urgências hospitalares poderiam ser tratadas nas Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI), de preferência por clínicos com competência em geriatria, para que possam dar a resposta mais adequada às necessidades dos séniores.

Prof. Doutor João Gorjão Clara

A Associação de Médicos dos Idosos Institucionalizados (AMIDI), lançada no ano passado e que pretende dar formação aos médicos que acompanham os idosos que estão em lares lembra que muitos idosos que vão para os lares têm várias doenças e já levam medicação, que muitas vezes não é ajustada com a devida regularidade. Segundo o presidente da AMIDI, Prof. Doutor João Gorjão Clara, “utentes são doentes” e existe uma necessidade emergente de ter clínicos em permanência em todas as ERPI, para garantir uma vigilância e assistência regular, evitando muitas vezes o transporte para a urgência.

 

“Muitos, quando chegam aos lares de idosos, levam medicação que já tomavam, muitas vezes não é reacertada em função da evolução clínica ou, se o é, é de forma pouco regular”, disse o Prof. Doutor João Gorjão Clara, que preside à Associação dos Médicos dos Idosos Institucionalizados (AMIDI).

Um profissional de saúde geriatra pode rever todos os medicamentos e determinar quais os que realmente são precisos e quais os que se podem dispensar.

Em algumas situações o papel da geriatria nos lares de idosos é crucial para dar uma resposta satisfatória a um problema de saúde ou de outro tipo, a um idoso. Dada a sua formação especializada pode encontrar estratégias mais eficazes para encontrar soluções mais adequadas.

Se o seu idoso não tem autonomia suficiente ou precisa de cuidados especiais, talvez seja hora de considerar um lar de idosos. A Via Senior reúne mais de 2.600 Residências Sénior, em Portugal, e ajuda-o de forma gratuita e personalizada a encontrar o lar ideal para o seu familiar idoso. Estudamos cada caso cuidadosamente para garantir a satisfação dos residentes e das famílias. 

Ligue, faça um pedido ou envie um e-mail e iremos atendê-lo de forma personalizada, sem compromisso e de forma totalmente gratuita. Não perca mais tempo!

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.
×

Via Senior  - Um Futuro Lado a Lado

×
Ligue-nos 211 336 440