Via Senior: Encontre a Residência Sénior mais Adequada

Podemos ajudá-lo?

Ligue (+351) 211 336 440

Hospitais em Portugal: Como Funciona a Rede Pública e Privada

Partilhar

A saúde em Portugal é assegurada por três sistemas diferentes. O Serviço Nacional de Saúde, a cargo do Estado, os regimes de seguro social de saúde especiais para certas profissões (ou subsistemas de saúde) e o sistema privado. Cada um destes sistemas tem formas de acesso e custos diferentes.

Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), em dados publicados em 2020 nas Estatísticas de Saúde, Portugal tem 241 hospitais. Destes, 108 são hospitais públicos, 5 parcerias público-privadas e 128 são instituições privadas. Estavam disponíveis 36,3 mil camas hospitalares, das quais 23,4 mil estavam nos hospitais públicos e 11,9 mil nos hospitais privados. No período avaliado, os hospitais públicos foram responsáveis por 77% dos atendimentos de urgência, 70% dos internamentos, cerca de 65% das cirurgias e aproximadamente 62% das consultas médicas.

Melhores Hospitais em Portugal
De acordo com o Ranking Web of World Hospitals, uma iniciativa do Cybermetrics Lab, o top 10 dos melhores hospitais de Portugal são:
– Centro Hospitalar de Lisboa Central (Hospital Dona Estefânia)
– Centro Hospitalar do Porto (Hospital Geral de Santo António)
– Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil
– Clínica Central do Bonfim
– Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio
– Grupo José de Mello Saúde
– Hospital de Braga
– Hospital da Luz
– Centro Hospitalar Póvoa de Varzim/Vila do Conde
– Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra

Outro ranking realizado pelo Scimago Institutions Rankings, uma classificação de instituições académicas e relacionadas à pesquisa, classificadas com base no desempenho da pesquisa, resultados de inovação e impacto social medidos por sua visibilidade na web. Neste ranking, os 10 melhores hospitais de Portugal, em 2022, foram:
– Instituto Português de Oncologia do Porto Francisco Gentil
– Hospital da Luz
– Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge
– Centro Hospitalar do Porto
– Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil
– Hospital de Santa Maria
– Centro Hospitalar de Lisboa Norte
– Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra
– Centro Hospitalar de São João
– Centro Hospitalar de Lisboa Central

Entre os dois rankings apresentados acima, verificamos que existem 5 instituições que foram consideradas por ambos como alguns dos melhores hospitais de Portugal. A qualidade e a eficiência de cada hospital assume diferentes significados: qualidade de trabalho, serviço, informação, processo, estrutura e pessoas. Entre os critérios tidos em consideração estiveram a demora média de internamento, a percentagem de cirurgia em ambulatório, a mortalidade, as complicações até 30 dias após alta médica.

Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central
O Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central (CHULC) é um dos maiores Centros Hospitalares do País e compreende os Hospitais de São José, Stº António dos Capuchos, Santa Marta, Dona Estefânia, Curry Cabral e Maternidade Dr. Alfredo da Costa em diversas áreas clínicas de elevada reputação e excelência.

Centro Hospitalar do Porto
Tem uma área de influência superior a 3,4 milhões de habitantes, e fez mais de 633 mil consultas e 131 mil urgências. Com mais de 4.000 profissionais de saúde, o Centro Hospitalar do Porto, que agrega o Hospital de Santo António, a Maternidade Júlio Dinis e o Hospital Joaquim Urbano, é um dos melhores centros hospitalares do país entre os grandes hospitais públicos centrais e privados.

Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra
Os Hospitais da Universidade de Coimbra articulam-se com os estabelecimentos de cuidados de saúde primários que integram a Unidade de Saúde de Coimbra-Norte. Fazem parte as unidades: Hospitais da Universidade de Coimbra, Hospital Geral, Hospital Pediátrico de Coimbra, Hospital Sobral Cid, Maternidade Bissaya Barreto e Maternidade Dr. Daniel de Matos

Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa Francisco Gentil
Este é um hospital português focado no tratamento do cancro e o principal hospital oncológico do país. O IPO Lisboa é um hospital público do Serviço Nacional de Saúde (SNS) com quase um século de experiência no tratamento, estudo e investigação oncológica. Prestam cuidados de saúde altamente especializados e diferenciados, são certificados como Centro de Referência Nacional no tratamento de vários tipos de cancro pelo Ministério da Saúde, e estão acreditados pela Organization of European Cancer Institutes.

Hospital da Luz
A rede do Hospital da Luz é particular e está espalhada por todo o país, muito conhecida dos portugueses. Há 24 hospitais e clínicas em diversas cidades, com diversas especialidades médicas e terapêuticas para todas as idades, inclusive atendimentos de urgência, consultas, vídeo consultas, exames, análises clínicas e oncologia.

CUF
A rede CUF é privada e dispõe de dez hospitais, onze clínicas e um instituto e está presente em Lisboa, Porto, Almada, Montijo, Oeiras, Cascais, Sintra, Mafra, Torres Vedras, Santarém, Leiria, Coimbra, Viseu, S. João da Madeira, Matosinhos.

Uma vez que ainda não existe uma legislação que torne obrigatória a assistência médica em todos os locais onde haja idosos institucionalizados, é necessário perceber qual a proximidade entre os hospitais e as residências sénior. Através da Via Senior é possível obter não só o apoio na escolha da residência sénior compatível com as necessidades da família e do perfil clínico do idoso, mas também indicar os melhores hospitais em Portugal a que se devem dirigir em caso de emergência. Ligue 211 336 440 ou ou submeta um pedido, serviço gratuito e sem compromisso, e saiba onde encontrar uma residência sénior próxima de um hospital no Porto, Lisboa, Algarve e Ilhas.

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.
×

Via Senior  - Um Futuro Lado a Lado

×
Ligue-nos 211 336 440