O sono é um processo biológico natural do organismo e essencial à reparação e manutenção do equilíbrio cognitivo, físico, emocional e social. A privação de sono leva ao aumento do tempo de reação e à redução da atenção. A falta de sono agrava doenças como a depressão, a epilepsia ou a enxaqueca.
O dia-a-dia de uma pessoa idosa está repleto de desafios e obstáculos. Isto porque a deterioração física e mental da terceira idade dificulta a realização de tarefas simples. Por este motivo é necessário maximizar o descanso durante o sono que, por sua vez, irá garantir o seu bem-estar e melhorar a sua qualidade de vida.
Os especialistas que se dedicam ao diagnóstico e tratamento das doenças do sono recomendam que os idosos devem dormir entre 7 e 8 horas. Além disso, o padrão de sono dos idosos é geralmente mais agitado e menos profundo.
Os distúrbios do sono em idosos, se não forem tratados, podem resultar na deterioração física e psicológica do utente. Durante a velhice, os distúrbios do sono mais comuns são:
– Apneia do sono
– Síndrome das pernas inquietas
– Movimentos periódicos das pernas durante o sono
– Sonambulismo
– Terrores noturnos
– Narcolepsia
Existem algumas causas intimamente ligadas ao aparecimento de distúrbios do sono em pessoas idosas. As causas mais comuns são, normalmente:
– Consumo de álcool
– Depressão
– Insuficiência cardíaca
– Incontinência urinária
– Medicação
– Demências como Alzheimer
– Condições cerebrais e neurológicas
– Fumar, que consequente provoca ansiedade
Para evitar insónias e distúrbios do sono em idosos existem várias estratégias que podem ser adotadas:
– Afastar telemóveis e relógios que possam emitir algum tipo de luz
– Reduzir o álcool e a cafeína da rotina
– Fazer uma dieta saudável e completa
– Dormir com uma postura correta, confortável e agradável
– Manter o corpo relaxado e controlar a respiração
– Dormir num colchão semi rígido, com uma almofada ergonómica
– Usar roupa de cama confortável
– Realizar exercício físico regularmente
– Evitar refeições pesadas à noite
– Estabelecer um horário para dormir e acordar
– Consultar um médico para verificar a medicação habitual
No caso de distúrbios graves, como apneia, é recomendada a visita a um especialista.
Lesões, doenças e distúrbios, como distúrbios do sono em idosos, prejudicam a atenção, a memória e aumentam a frequência de problemas cognitivos. Embora o envelhecimento por si só mude o sono, é também bastante comum que os idosos desenvolvam problemas de saúde que podem causar perturbações de sono. Para tratar a maior parte dos distúrbios de sono no dos idosos é necessário criar rotinas e para isso as residências sénior podem vir a ser uma mais valia na vida destes séniores. Nestas estruturas residenciais os profissionais de saúde e auxiliares trabalham de forma a travar a deterioração física e mental e restaurar a independência das pessoas idosas.
Encontrar uma residência sénior ideal para um membro da família não é tarefa fácil. A Via Senior reúne mais de 2.600 Residências Sénior, em Portugal, e ajuda-o de forma gratuita e personalizada a encontrar o lar ideal para o seu familiar idoso. Estudamos cada caso cuidadosamente para garantir a satisfação dos residentes e das famílias.
Ligue, faça um pedido ou envie um e-mail e iremos atendê-lo de forma personalizada, sem compromisso e de forma totalmente gratuita. Não perca mais tempo!