O conceito de Senior Living em Portugal tem vindo a ganhar bastante notoriedade nos últimos anos. O modelo demográfico português mostra claramente que em 2051 a pirâmide etária correspondente à população portuguesa estará invertida. A diminuição da taxa de natalidade e o aumento da esperança de vida colocam novos desafios não só ao mercado imobiliário e residencial, mas também às estruturas para idosos, como Lares e Residências Sénior.
Mas o que entendemos por Senior Living? Senior Living é um tipo de habitação projetada especificamente para atender as necessidades e os interesses dos idosos. São apartamentos, condomínios ou complexos totalmente focados no envelhecimento ativo, seja para pessoas independentes ou semi-dependentes.
Algumas das características que definem o conceito de Senior Living em Portugal são as seguintes:
– Autonomia para o uso e usufruto do apartamento.
– Tarifa com pensão completa, tudo incluído. Na maioria dos casos, os serviços de cuidados especiais, como enfermagem ou fisioterapia, são adicionados dependendo das necessidades de cada idoso.
– Pagamento mensal de pensão total e parcial.
Para além das características anteriores, estes condomínios são projetados especialmente para idosos, com unidades acessíveis, portas mais largas, barras de apoio, pisos nivelados e antiderrapantes, tomadas em alturas apropriadas, entre outros.
O modelo de Senior Living oferece maior independência do que as residências sénior habituais. O conceito de Senior Living em Portugal é projetado para pessoas que atingem a idade avançada, mantendo no entanto uma vida independente e qualidade de vida invejável, sem dispensar determinadas exigências e serviços, à medida da evolução das suas necessidades.
O conceito de Senior Co-Living ou Cohousing, em português habitação colaborativa, define-se como uma comunidade intencional e autogerida, na qual espaços e instalações comuns complementam as habitações privadas. Tipicamente, a gestão e a manutenção de um co-living ou cohousing são feitas pelos residentes.
Um excelente exemplo em Portugal é o complexo privado Libervita Senior Co-Living, uma solução desenhada para a população sénior que pretenda uma solução de alojamento que lhes permita manter a sua autonomia e privacidade. É uma alternativa às tradicionais Estruturas Residenciais para Pessoas Idosos (ERPI), pois permite que cada residente tenha a sua própria Villa com áreas verdes, estacionamento e portaria 24h.
Com esta solução cada residente poderá construir a sua própria mensalidade, o pacote básico inclui o alojamento desde 805€ / quarto individual ou 641€ / quarto de casal. Preço dos restantes serviços adicionais (alimentação, cuidados e atividades ocupacionais) sob consulta.
O Libervita Senior Co-Living, localizado no Estoril, fica a poucos minutos do Hospital de Cascais e da Praia do Tamariz. Podem ter acesso a serviços extra como alimentação, lavandaria, atividades de animação sociocultural e programas de bem-estar, podendo ainda recorrer à enfermagem ou à atenção permanente do complexo, em caso de necessidade.
Valorizando a aposta na qualidade e inovação, o conceito de Senior Living é uma solução de alojamento assistido que permite manter uma maior privacidade, com todos os serviços de acompanhamento incluídos (serviços de limpeza, segurança e lavagem de roupa do alojamento). Para que todos estes cuidados estejam à disposição dos residentes, estas unidades detêm vários acordos com hospitais, assegurando deste modo a qualidade dos serviços disponíveis.
Encontrar a solução ideal para um membro da família não é tarefa fácil. Para ajudar no processo, entre em contato com a equipa especializada, de Assistentes Sociais e Médicos, da Via Senior. Colaboramos com as melhores residências sénior do país e recomendamos aquelas que melhor se adequam às suas necessidades e exigências. Estudamos cada caso cuidadosamente para garantir a satisfação dos residentes e das famílias. O nosso serviço é gratuito, rápido e profissional. Ligue 211 336 440 ou submeta um pedido.