Via Senior

Podemos ajudá-lo?

Ligue (+351) 211 336 440

Benefícios da dança para os idosos

Partilhar

Quem dança seus males espanta! Parece clichê, mas os benefícios da dança para idosos podem ser muitos e podem fazer a diferença em sua vida!

A terceira idade precisa de cuidados específicos. Alimentação, atividade física e socialização são essenciais para o dia a dia dos idosos. É preciso se adaptar às novas fases e enfrentar, de frente, a nova etapa.

Neste texto vamos falar especificamente dos benefícios da dança para idosos: como a dança pode ajudar na coordenação motora, ajudar a evitar quedas e, claro, trazer mais alegria à vida.

Quais os benefícios da dança para idosos

A limitação do corpo e da mente é algo comum quando atingimos a terceira idade. A verdade é que é preciso atenção nessa fase e alguns cuidados especiais para que o idoso possa viver uma vida saudável.
Pesquisas comprovam que existe uma grande contribuição para a saúde física e mental do idoso quando ele realiza atividades físicas no seu dia a dia. Além disso, é possível observar um ganho de força, ritmo, agilidade e equilíbrio.
Para isso, uma das opções é a dança que funciona tanto como uma atividade física quanto como uma interação social. Quer saber mais? Confira os benefícios da dança para idosos:

Exercitar a mente:
O idoso já tem a predisposição de se sentir sozinho e abandonado. Isso porque a correria do dia a dia, muitas vezes, faz com que parentes não estejam tão próximos.
Por isso, atividades que ajudam na saúde mental são essenciais e a dança é uma delas.
Mexer o corpo não é apenas uma atividade divertida. É uma forma de manter a mente ativa, forçar a memorizar a sequência de passos e ativar a concentração.
Além disso, a dança ainda ajuda que o idoso tenha sempre aquelas lembranças e sensações vividas ao longo da vida.

Promover a interação social:
Ainda sobre a sensação de estarem sozinhos, a dança ajuda a promover a interação social, fazendo com que o idoso passe a conviver com outras pessoas e construir novas amizades.
Com aulas coletivas e interação com outras pessoas da mesma idade, a dança ainda ajuda na adaptação ao envelhecimento.

Auxiliar no combate à depressão:
Doenças como depressão, ansiedade e estresse podem ser combatidos ou amenizados por meio da dança. Os idosos podem ficar mais vulneráveis a essas condições e manter a mente e o corpo ativos pode ajudar, e muito, no combate às doenças mentais.
A dança auxilia o corpo na produção de endorfina, serotonina e dopamina, que são hormônios responsáveis pela manutenção do humor e do prazer. Com isso, a dança gera um estado de felicidade e combate os sintomas negativos.

Ajuda com a autoestima:
A dança é revigorante e por ser uma atividade prazerosa pode ajudar no resgate da autoestima.
Além disso, a dança também pode ajudar a desenvolver os movimentos, ter consciência corporal, desenvolver a felicidade e alegria da dança, promover o autoconhecimento e o contato social.
Entenda a importância da autoestima na terceira idade.

Trabalha todo o corpo:
Dentre os benefícios da dança para idosos, não poderíamos deixar de falar da parte física. É fato que muitos problemas de saúde dos idosos estão relacionados ao sedentarismo. Com isso, é importante ressaltar que a dança tem um papel importante, colocando o corpo em movimento de uma forma prazerosa e única.
A dança acaba auxiliando no exercício físico, na mente, na harmonia e no raciocínio.
Além disso, a ativação da capacidade motora é um dos principais benefícios da dança. Mas sobre isso vamos falar no tópico especial abaixo!

Coordenação motora e equilíbrio:
Um dos pontos de maior atenção para os idosos é o equilíbrio e a coordenação motora. Um idoso que tem esses dois fatores alterados pode sofrer quedas e acabar se machucando de forma mais grave.
A melhora no equilíbrio corporal, por isso, acaba se tornando uma das prioridades nessa idade e a dança pode ajudar. O desenvolvimento da capacidade motora pode garantir mais facilidade de locomoção, mais autonomia e mais segurança para evitar quedas.

Quais os fatores de risco de queda de idosos?
A idade avançada é o principal fator de risco de quedas de idosos, mas outros fatores relacionados ao ambiente também podem agravar a possibilidade de quedas. Veja quais são:
A baixa aptidão física causada pelo envelhecimento;
– Alteração na pressão arterial ou arritmia cardíaca, que podem causar desmaios;
– Fraqueza dos músculos e membros inferiores;
– Doenças como a osteopenia e osteoporose;
– Perda de equilíbrio;
– Depressão ou outras doenças da mente;
– Deformidade nos pés, como joanetes e unhas grandes;
– Histórico de quedas ao longo da vida;
– Iluminação inadequada do ambiente;
– Disposição dos móveis em casa e ambientes mal planejados para a locomoção do idoso.

Existe ainda outros fatores a serem levados em conta e você pode conferir mais informações no nosso conteúdo sobre queda de idosos.
Vale ressaltar que a queda, para idosos, é algo mais complicado do que para pessoas jovens. Um idoso possui os ossos mais frágeis e a pele mais sensível. Uma queda pode significar fraturas graves e até expostas.

Como ajudar com a saúde do idoso?
Você viu os muitos benefícios da dança para idosos. Mas para prevenir quedas, todo cuidado é pouco e algumas atitudes podem ajudar, como:
– Usar sapatos antiderrapante e manter os cadarços amarrados;
– Praticar exercícios físicos e dança;
– Atentar para o uso correto dos medicamentos;
– Incluir na rotina o banho de sol regularmente;
– Dieta adequada e com orientação profissional;
– Remover tapetes espalhados pela casa;
– Adequação do armazenamento de alimentos em armários, deixando o mais baixo possível para que o idoso não tenha que subir para alcançá-lo;
– Incluir tapete antiderrapante no banheiro;
– Coloque apoios no banheiro ou cadeiras para que o idoso tenha onde se apoiar ao tomar banho;
– Exames oftalmológicos em dia.

Percebemos que dançar pode ser uma excelente estratégia para trazer bem-estar ao idoso, mas não podemos esquecer que outros fatores também são importantes.
Estar sempre atento à alimentação, ao bem-estar mental e às queixas dos idosos são essenciais para você que quer vê-lo melhor a cada dia!

Fonte: https://vivatecs.com/blog/posts/beneficios-da-danca-para-idosos/

×

VIA SÉNIOR - Um futuro lado a lado

×
Ligue-nos 211 336 440