Via Senior: Encontre a Residência Sénior mais Adequada

Podemos ajudá-lo?

Ligue (+351) 211 336 440

Atividades de Verão para Idosos

Partilhar
Os idosos são especialmente vulneráveis ao desenvolvimento de golpes de calor ou insolação quando as temperaturas são elevadas, devido à dificuldade em regular a temperatura corporal e o consumo de medicamentos.

A insolação ou golpe de calor em idosos é mortal. No verão, é aconselhável evitar temperaturas elevadas e estar constantemente a hidratar-se. 

1. Atividades Aquáticas na Terceira Idade
A água pode tornar-se a melhor aliada do verão. Ter uma piscina ou viver perto da costa pode tornar-se um verdadeiro luxo. 

As piscinas e zonas costeiras permitem aos idosos realizar atividades que melhoram a sua saúde física e cognitiva. Em muitas residências sénior com piscina, são incentivadas dinâmicas da natação à hidroterapia e à hidroginástica.

As atividades culturais podem ser uma boa opção para trabalhar as competências cognitivas e sociais. Estas dinâmicas visam ajudar os idosos a socializar, adquirir conhecimentos e promover o envelhecimento ativo.

2. Atividades Socioculturais para Idosos no verão 
2.1 Atividades Culturais para Idosos
Os espaços onde estas atividades decorrem são normalmente adaptados a pessoas com limitações. Em alguns contextos, os idosos não conseguem realizar atividades por falta de mobilidade ou fadiga. No entanto, os museus ou centros culturais têm em conta estes aspetos importantes.

Os idosos que adquirem conhecimento e consomem cultura, estão a trabalhar para melhorar a sua saúde cognitiva.

2.2. Clubes de Leitura
Essenciais para um envelhecimento saudável, os livros têm se tornado ferramentas importantes para que os idosos mantenham o bem-estar mental e emocional. Nos clubes de leitura os idosos elegem um livro para ser debatido posteriormente. 

Estes clubes permitem que os idosos adquiram conhecimentos e exercitem a saúde cognitiva de uma forma divertida.

3. Prática de Exercício Físico no Verão
O sedentarismo na terceira idade, atualmente, tem diminuído, mas ainda apresenta valores consideráveis. As novas tecnologias e a otimização dos serviços provocaram um certo sedentarismo na sociedade.

Todos os idosos devem praticar atividade física regularmente. Uma atividade física regular fortalece os músculos, melhorando assim a flexibilidade, o equilíbrio e a coordenação.

Portugal é um ótimo local para pessoas que desejam fazer atividades físicas. Num território pequeno, Portugal detém uma extensa costa marítima, não só repleta de praias, amplas planícies e grandiosas montanhas, como também de magníficos arquipélagos como a Madeira e os Açores. Ao longo do verão, são muitas as residências que decidem incentivar o exercício físico em idosos. As excursões não têm apenas benefícios físicos, estar em contato com a natureza também pode ajudar os mais velhos a reduzir níveis de stress.

4. Excursões Gastronómicas para Idosos
Uma excursão para terceira idade proporciona tudo o que os idosos procuram: tranquilidade, diversão, conhecimento e felicidade. 

A gastronomia pode ser considerada um elemento cultural. Estas atividades recreativas permitem que os idosos saiam do seu ambiente e desfrutem da comida com todos os seus sentidos.

5. Jardinagem e Botânica para Idosos
A jardinagem e a botânica para idosos trazem benefícios físicos e psicológicos. 

A nível físico, a jardinagem melhora a mobilidade das pessoas. É uma atividade que exige que o idoso execute certos movimentos que exigem algum esforço. A jardinagem fortalece os músculos e articulações, vital para evitar doenças como a osteoartrite (artrose). 

A nível cognitivo, a jardinagem também pode ajudar muito os seniores na medida em que ajuda a estimular a memória e previne o surgimento de algumas doenças, como o Alzheimer.

Por vezes, é difícil os idosos adaptarem-se a novos estilos de vida, algo que provoca algum stress quando se chega à terceira idade. A jardinagem é uma atividade que permite estar em total contacto com a natureza, um elemento muito positivo, tendo um efeito relaxante.

6. Atividades de Verão com Animais para Idosos
Os animais ajudam a promover a atividade física e o bem-estar emocional. Em muitos lares de idosos, permitem o acesso a estes para a realização de terapias.

Um benefício fundamental que os animais trazem aos idosos é a capacidade incansável de fazer companhia. Os animais de estimação não julgam, agem de forma altruísta e acompanham as pessoas.

7. Atividades de Lazer e Tempos Livres para Idosos
Atividades de lazer e tempo livre ajudam os idosos a sair do dia-a-dia.

Muitas vezes, os idosos sentem que a suas rotinas são repetitivas, algo que gera stress e ansiedade. As atividades recreativas geralmente envolvem mais pessoas, o que é ótimo para os idosos criem laços sociais com outras pessoas.

Tem dúvidas? Ligue, faça um pedido ou envie um e-mail e as Assistentes Sociais da Via Senior irão atendê-lo de forma personalizada, sem compromisso e de forma totalmente gratuita. Não perca mais tempo!

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.
×

Via Senior  - Um Futuro Lado a Lado

×
Ligue-nos 211 336 440