Com o envelhecimento, perda de capacidade física/ cognitiva e independência, existe uma crescente importância no estabelecimento de rotinas de pessoas idosas por forma a reduzir a imprevisibilidade dos seus dias e consequente stress.
Seguir uma rotina diária é muito importante tanto para o idoso como para o(s) cuidador(es). A falta de rotina e de estímulo na vida do idoso poderá ter implicações mais prejudiciais do que julgamos:
- Ao nível da mente – O cérebro humano também envelhece, sendo a memória uma das partes mais afectadas, bem como a dificuldade de compreensão e percepão. A ausência de rotina e de estímulos adequados é um dos factores que mais agrava estes pontos, podendo resultar em depressão.
- Ao nível do corpo – Incluir hábitos saudáveis e actividade física na rotina de um idoso é extremamente importante para manter a sua saúde e o bem-estar, visto que a tendência é de perda de condição física. Uma alimentação equilibrada é também muito importante, comer sem uma rotina definida pode causar perda de apetite, problemas de digestão e carência de vitaminas essenciais, favorecendo outros problemas de saúde.
Antes de organizar uma rotina diária para um idoso, é necessário ter em consideração:
- As necessidades e preferências individuais;
- Os possíveis hábitos que envolvam a religião;
- Os problemas de saúde e as limitações físicas;
- A personalidade, o temperamento e o nível de independência.
O principal objectivo de organizar uma rotina diária para um idoso é dar mais estrutura e previsibilidade ao seu dia, permitindo:
- Reduzir o stress
O stress e a ansiedade geram inúmeros problemas de saúde. Idosos que sofram da doença de Alzheimer, demência, entre outras, são muitas vezes incapazes de ter controlo sobre inúmeras situações pelo que o sentimento de insegurança e desorientação é potenciado. Uma rotina previsível reduz os níveis de stress e de ansiedade pois desta forma os idosos sabem exactamente o que vão fazer, como vão fazer e quando, sem terem de se preocupar com o que está por vir.
- Aumentar a sensação de segurança
A maioria das pessoas não gosta de viver com incertezas constantes, sendo que no caso dos idosos é algo ainda mais evidente. Assim, planear os dias segundo rotinas faz com que haja uma maior sensação de estabilidade e segurança. Idosos que sofram de problemas de memória ou problemas cognitivos, lidam melhor com os mesmos quando o seu dia-a-dia é mais previsível, organizado.
- Melhorar a qualidade do sono
Estudos têm vindo a comprovar que fazer as mesmas actividades básicas como comer, vestir e tomar banho no mesmo horário, melhora a qualidade do sono. A actividade física e estímulos mentais, promovem a sensação de bem-estar, diminuindo a ansiedade e o stress, o que faz com que o idoso consiga descansar com mais tranquilidade.
Para além do anteriormente descrito, é ainda importante estruturar algumas actividades sociais na rotina dos idosos, cumprindo claro todas as normas de distanciamento e segurança inerentes à actual situação pandémica. Promover pequenas caminhadas, alongamentos e passeios ao ar livre é essencial, devendo ser estabelecido um dia, ou dias, específicos para este tipo de actividades.
Residir num Lar Sénior traz benefícios a todos estes níveis pois são espaços dotados de profissionais qualificados e todos os serviços necessários à promoção de uma rotina saudável e consequente bem-estar dos seus residentes!
Procura Residências Sénior com Rotinas Saudáveis?
Entre em contacto connosco submetendo o seu pedido (AQUI) ou contacte-nos através do 919992898 ou [email protected]
Fonte: www.dailycaring.com/