A Doença de Alzheimer (DA) é considerada, com outras patologias, como uma das epidemias do século XXI.
Em Portugal, estima-se que existam 194 mil pessoas com demência, das quais 60 a 80% têm Alzheimer, uma doença que afeta sobretudo os idosos. Segundo a APFADA (Associação Portuguesa de Familiares e Amigos de Doentes de Alzheimer) Portugal é o 4º país da OCDE com mais pessoas com demência por cada 1000 habitantes.
A Doença de Alzheimer pode durar entre 6 e 10 anos e a duração de cada estágio pode variar entre 6 e 24 meses na maioria dos casos.
21 de setembro é o Dia Mundial da Doença de Alzheimer, proclamado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e apoiado pela Alzheimer’s Disease International (ADI) desde 1994.
Os sintomas da Doença de Alzheimer desenvolvem-se lentamente, o que gradualmente incapacita as pessoas afetadas. Pode causar problemas de memória, raciocínio, comportamento e rotina.
O principal fator de risco para esta patologia é a idade. No entanto, a Doença de Alzheimer não é uma consequência do envelhecimento, mas é o fator de risco mais importante. É uma doença que não tem cura, embora cada vez mais tratamentos estejam disponíveis para retardar a progressão da doença.
Como Tratar uma Pessoa com Alzheimer?
Cuidar de uma pessoa com Alzheimer requer atenção a cuidados básicos de segurança e, principalmente, muito carinho, paciência e respeito.
É importante ter em consideração que as perdas cognitivas têm impacto na maneira como a pessoa vive e se relaciona. Ao lidar com um doente de Alzheimer, é importante que o cuidador tenha em consideração que a manifestação de comportamentos desafiantes não é uma escolha consciente e intencional do doente, mas sim consequência das alterações do funcionamento do cérebro perante a doença.
Existem algumas estratégias para lidar eficazmente com as alterações cognitivas e comportamentais em indivíduos com Doença de Alzheimer, como por exemplo:
– Usar uma linguagem simples e clara
– Falar devagar e ter sempre uma atitude afetuosa
– Dar tempo à pessoa para compreender o que lhe transmitiu
– Inverter frases negativas, tornando-as afirmativas
– Evitar ruídos de fundo e manter um ambiente calmo
– Ser paciente e nunca aumentar o tom de voz.
A Alzheimer Portugal presta ajuda na determinação das necessidades de apoio domiciliário ou de cuidados residenciais e fornece informação sobre as respostas e os serviços de prestação de cuidados disponíveis na comunidade.
Tem dúvidas? Ligue, faça um pedido ou envie um e-mail e as Assistentes Sociais da Via Senior irão atendê-lo de forma personalizada, sem compromisso e de forma totalmente gratuita. Não perca mais tempo!