A água é fundamental para manter o equilíbrio do organismo. Sendo o principal componente do sangue e da linfa, participa nos processos de digestão, absorção, metabolismo e excreção dos metabolitos e é também responsável por manter a temperatura do nosso corpo.
Sabia que 70% do peso corporal de um indivíduo adulto é composto por água? Com o envelhecimento, ocorre a diminuição da quantidade de água no organismo e a sua percentagem reduz para 55%. Com esta diminuição de água, associada a temperaturas elevadas e à diminuição natural da sensação de sede, facilmente ocorre o processo de desidratação. Existem outros fatores que podem comprometer a ingestão adequada de água, nomeadamente dificuldades de mobilidade, de visão e de deglutição e as alterações cognitivas.
É possível identificar facilmente alguns sinais de desidratação através do odor e cor fortes da urina, diminuição da produção de suor, mucosa da boca seca, redução da elasticidade da pele, dores de cabeça, perda de peso, pressão arterial baixa, obstipação, taquicardia e alterações do estado de consciência.
Para evitar a desidratação e atingir a meta diária de 1,5L a 2L de água (aproximadamente 8 copos) por dia, a Nutrialma® recomenda:
- Aromatizar a água com frutas, especiarias ou ervas aromáticas para estimular a sua ingestão. Por exemplo, aromatizar a água com rodelas de laranja e folhas de hortelã ou com fatias de maçã e um pau de canela;
- Incluir sopa nas refeições principais, pois contêm na sua composição cerca de 88 a 93% de água, assim como um elevado teor de vitaminas, minerais e fibras;
- Adicionar um espessante à água, em caso de dificuldades de deglutição;
- Consumir, pelo menos, 5 porções de frutas e hortícolas diariamente devido ao seu elevado teor de água;
- Beber leite, iogurtes líquidos, sumos de fruta natural ou infusões sem adição de açúcar, pois também são fontes de água.
Referência:
Associação Portuguesa de Nutrição, Hidratação na pessoa idosa, 2015. FCNAUP. Projeto Nutrition UP65