Via Senior: Encontre a Residência Sénior mais Adequada

Podemos ajudá-lo?

Ligue (+351) 211 336 440

5 Erros a Evitar ao Escolher um Lar de Idosos

Partilhar

A longevidade traz desafios não só para o indivíduo mas também para os seus familiares e amigos. À medida que a idade avança maior é o grau de dependência e, consequentemente, a ajuda necessária de terceiros. 

As Residências Sénior e Lares de Idosos desempenham um papel muito importante na sociedade. Adequados para proporcionar o conceito de lar e promover ao idoso a autonomia, lazer, conforto e a sensação de estar em casa. Estas instituições conferem a tranquilidade que a família precisa para continuar a exercer as suas atividades diárias.

Por outro lado, as residências e lares têm a função adicional de melhorar a atividade dos idosos, incentivando-os a seguir hábitos de anti-envelhecimento através de jogos, exercícios e atividades que reforçam as suas capacidades cognitivas e motoras. 

Escolher um lar de idosos para familiares e amigos pode ser uma das mais difíceis tarefas da vida. Por isso, eis alguns erros a evitar na hora de escolher um lar de idosos:

1. Decidir sem avaliar alternativas
Antes de tomar qualquer decisão, garanta que conhece todas as residências compatíveis com as suas preferências, validadas por uma equipa profissional de forma a escolher a melhor. A Via Senior trabalha com as melhores residências sénior a nível nacional e faz um acompanhamento exaustivo do estado dos idosos. Após reunir uma seleção de lares, é importante agendar as visitas para verificar as condições, infraestruturas e pessoal ao pormenor. Devem ser colocadas todas as questões e dúvidas, para ser feita uma avaliação mais assertiva e consciente. Pode contar também com a Via Senior para o referido agendamento. Sem qualquer custo para a família ou o idoso.

2. Subestimar a opinião do sénior
Ao querer o melhor para o familiar muitas vezes não é dado o papel de liderança a quem realmente vai estar na linha da frente. Optar pelo lar de idosos mais adequado é uma decisão que deve ser feita com muito cuidado para que o dia-a-dia nessa instituição corresponda às expectativas e necessidades de quem a procura ou dela necessita. Uma decisão consensual garantirá o bem-estar das famílias e dos mais velhos.

3. Escolher um lar de idosos pela localização mais próxima
Embora a proximidade de uma residência seja um fator importante a considerar, é possível por vezes encontrar uma opção melhor se alargarmos a dimensão das pesquisas. Devem ser avaliados os horários das visitas e ter em conta outros fatores como a qualidade dos cuidados, o equipamento, os serviços e o preço.

4. Não ler o contrato
Depois de verificadas todas estas questões e de ter escolhido a instituição certa para o familiar idoso, é essencial fazer uma leitura atenta do contrato. Os contratos geralmente definem os dados do preço da estadia, se houver um período experimental, o horário de visita, as condições de inscrição e cancelamento, e os serviços incluídos e adicionais contratados. Antes de assinar, é muito importante ler todos os detalhes do contrato e pedir a ajuda de profissionais fora da instituição, caso surjam dúvidas. A Via Senior está uma vez disponível para o ajudar, sempre sem qualquer custo para si ou para o seu familiar.

5. Viver com sentimento de culpa
Por muito que se queira ter os familiares, por perto, nem sempre existe a disponibilidade e os conhecimentos necessários para tomar conta da forma que merecem e precisam. Colocar alguém numa residência não pode ser interpretado como um ato de desprezo, antes pelo contrário. Os lares de idosos visam travar a deterioração física e mental e restaurar a independência dos idosos. Nestas Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI) é dada a atenção e os cuidados que o utente precisa e que não existe capacidade para dar em casa.

Tratando-se de uma opção pessoal ou da família, ao procurar um Lar de Idosos é conveniente que o local escolhido seja o mais acolhedor e agradável possível. É importante estar consciente da importância do envelhecimento ativo e de ter um acompanhamento profissional especializado, como o da Via Senior.  

A Via Senior colabora com mais de 2.600 Residências Sénior a nível nacional que cumprem um exigente padrão de qualidade. Estuda cada caso cuidadosamente para garantir a satisfação dos residentes e das famílias.

Ligue, faça um pedido ou envie um e-mail e iremos atendê-lo de forma personalizada, sem compromisso e de forma totalmente gratuita. Não perca mais tempo!

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.
×

Via Senior  - Um Futuro Lado a Lado

×
Ligue-nos 211 336 440