A DomusVi Santo Agostinho, com localização privilegiada no coração de Leiria, mesmo junto ao Hospital Santo André, é uma Residência Sénior com excelentes instalações, equipa clínica permanente e serviço personalizado para o seu familiar idoso.
Tem capacidade para 126 camas distribuídas por 100 quartos, 74 individuais e 26 duplos. O edifício é composto por quatro unidades residenciais autónomas vocacionadas para servirem, cada uma, um conjunto restrito de clientes. Cada unidade residencial tem, em média, 25 quartos, organizados num espaço que inclui áreas de supervisão, estar, atividades e refeições.
O edifício tem cinco pisos e situa-se na Praceta Joaquim Ferreira dos Santos 1325 em Leiria. Inclui um andar especialmente dedicado à manutenção e reabilitação funcional, com gabinetes para consultas e ginásio para terapias individuais ou de grupo.
A DomusVi Santo Agostinho conta ainda com zonas de estar e de refeições preparadas para eventos familiares, áreas ajardinadas e um jardim de inverno, um espaço de oração e um parque de estacionamento.
Convalescença e Reabilitação
Convalescença e reabilitação neurológica, ortopédica e respiratória. Num ambiente com todos os recursos necessários e a um custo acessível, os utentes em convalescença têm a possibilidade de usufruir de condições de reabilitação que se traduzem numa maior eficiência, qualidade e conforto ao longo do seu tratamento.
Uma boa convalescença permite encurtar o período global de recuperação, promovendo a independência funcional e a qualidade de vida no regresso a casa.
Doenças Cardio-Respiratórias
O natural processo de envelhecimento, pelas suas alterações inerentes facilita o aumento de doenças cardíacas e respiratórias no idoso.
A insuficiência cardíaca, a colocação de dispositivos (pacemaker) ou enfarte do miocárdio, são situações clínicas frequentes nos clientes. A nível respiratório os idosos são uma população frágil e mais susceptível à ocorrência de infeções respiratórias e pneumonias, assim como pelo acumular de hábitos de vida menos saudáveis é frequente estar associada à sua história clínica a DPOC (doença pulmonar obstrutiva crónica).
É comum que derivado da agudização de doenças cardio-respiratórias, surja a necessidade de hospitalização, que no idoso implica frequentemente a perda de competências cardio-respiratórias, motoras e funcionais.
A DomusVi Santo Agostinho disponibiliza uma equipa especializada em cuidados de saúde ao idoso, que após uma avaliação cuidada, proporciona tratamentos clínicos, terapias multidisciplinares de reabilitação e cuidados de apoio, adequados a estas doenças do foro cardio-respiratório considerando a sua cronicidade.
Doenças Neuro-Degenerativas
Compreendendo especialmente as doenças de Alzheimer e de Parkinson, em qualquer fase, com ou sem alterações de comportamento.
Disponibiliza tratamentos clínicos e acompanhamento neurológico e psiquiátrico, incluindo nomeadamente:
– supervisão e protecção física;
– tratamentos clínicos especializados;
– terapias multidisciplinares especializadas.
Cumulativamente com a supervisão e os cuidados de atenção e apoio necessários.
Dispõe ainda de uma equipa especializada e permanente de técnicos de apoio pessoal, enfermeiros, terapeutas, psicólogos e médicos especialistas em neurologia, psiquiatria e fisiatria.
Descanso do Cuidador
Os cuidados à pessoa idosa em contexto de domicílio, são muitas vezes assegurados por cuidadores informais, geralmente familiares.
Frequentemente, estar no papel de cuidador primário, pode tornar-se uma tarefa exaustiva tanto fisicamente como psicologicamente.
Assim, a DomusVi Santo Agostinho proporciona estadias temporárias ao cliente que objectiva o descanso do seu cuidador primário, libertando-o da prestação de cuidados.
Acidentes Vasculares Cerebrais
As lesões resultantes de um AVC afectam os movimentos e a sensibilidade das pernas e dos braços, a linguagem, o equilíbrio, a memória, a deglutição e o comportamento.
A área do cérebro atingida, a extensão da lesão, o tipo de AVC e a sua gravidade vai manifestar-se de forma diferente de pessoa para pessoa, originando diferentes graus de dependência.
A unidade dispõe de uma equipa diferenciada de médicos especialistas em neurologia e fisiatria, enfermeiros, terapeutas e técnicos de apoio pessoal.
A equipa especializada proporciona tratamentos clínicos, terapias multidisciplinares e cuidados de reabilitação, cumulativamente com a supervisão e os cuidados de atenção e apoio necessários, fundamentais no cuidado da pessoa com AVC.
Doenças Osteo-Articulares
O natural processo de envelhecimento favorece o aparecimento de doenças degenerativas ao condicionar os ossos, músculos e articulações.
As doenças osteoarticulares, podem comprometer qualquer articulação levando à manifestação de dor, rigidez, deformidades ósseas e consequente incapacidade funcional.
São particularmente prevalentes em articulações como os joelhos e ancas e, em alguns casos, conduz à necessidade de cirurgia para colocação de prótese.
Neste sentido, a unidade disponibiliza aos clientes um conjunto de cuidados em reabilitação, que objectiva:
– diminuição/controlo da dor;
– promoção da mobilidade;
– promoção da independência nas actividades de vida diária.
Doenças em Estado Avançado
Lidar com uma doença em fase terminal não é fácil, tanto para o doente como para a sua família.
Disponibiliza uma abordagem multidisciplinar que envolve o controlo do sofrimento, proporcionando o alívio da dor e outros sintomas, assim como especial atenção às necessidades emocionais e espirituais do cliente, proporcionando a vida com dignidade e qualidade até ao último momento.
Fragilidade Geriátrica
A promoção da saúde ao longo do processo de envelhecimento natural é um desafio cada vez mais actual, face ao crescente aumento da esperança de vida, com mais anos de vida que se desejam de qualidade.
São nossos objetivos fundamentais:
– manutenção e optimização das competências cognitivas e funcionais;
– prevenção do isolamento social através da interação e do convívio, da expressão e partilha de emoções;
– promoção da auto-estima e auto-eficácia e do ajustamento comportamental, atuando sobre a sintomatologia depressiva e ansiosa;
– favorecer a mobilidade, equilíbrio e coordenação motora de modo a promover a independência.
A DomusVi Santo Agostinho é uma Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI) do distrito, concelho e freguesia de Leiria. É uma excelente opção para idosos que procuram um lar de idosos que tenha instalações modernas, uma gestão multinacional virada para as mais recentes práticas geriátricas, com uma equipa multidisciplinar sempre disponível.
A Via Senior disponibiliza-lhe apoio em todo o processo, de forma rápida e sem qualquer custo. Tem à sua disposição uma pesquisa online muito fácil e simples, onde pode colocar os seus critérios iniciais, para encontrar a Residência Sénior ou o Lar de Idosos mais adequado às suas necessidades. Em complemento à pesquisa das Residências ou Lares Online, tem à sua disposição a nossa equipa de Assistentes Sociais e de Médicos, que verifica de forma rápida vagas e preços. Sempre sem qualquer compromisso ou custo para si ou para a sua família.
Compare listings
Compare