Via Senior

Podemos ajudá-lo?

Ligue (+351) 211 336 440

Via Senior | Prevenir a Osteoporose em Idosos

Partilhar

osteoporose em idosos, e de um modo geral, caracteriza-se pela degeneração e/ ou baixa produção óssea. Quando ocorre, os ossos tornam-se fracos e são mais propensos a fracturas, principalmente quando surgem quedas.

À medida que a idade avança, é importante começar a pensar em prevenir e/ ou combater a osteoporose, pelo que são vários os pontos a ter em consideração.

 

1.Exercício físico

É muito importante praticar exercício físico específico para ajudar tanto no fortalecimento dos ossos, como para promover o equilíbrio com vista a evitar quedas.

Devido ao elevado risco de fracturas em idosos, o mais indicado é que o exercício seja prescrito por um médico ou fisioterapeuta, e acompanhado por um profissional habilitado. Residências sénior, dum modo geral, são ambientes ideais que promovem a actividade e o exercício físico dos seus utentes idosos.

prevenção/ combate à osteoporose deve assentar em treino de: Força; Cardiovascular; Flexibilidade; Estabilidade.

2.Dieta alimentar equilibrada

nutrição ao longo da vida desempenha um papel fundamental na saúde e bem-estar dum modo geral, pelo que não é diferente no respeitante à manutenção e produção de ossos fortes. Produtos lácteos (leite, queijo e iogurte), peixes (sardinha e salmão) e vegetais verdes (couve, espinafres), são ricos em cálcio e vitamina D, que comprovadamente fortalecem os ossos.

Certos alimentos/ nutrientes podem interferir na saúde óssea, pelo que alguns nutrientes devem ser evitados, tais como: sal, álcool, cafeína, refrigerantes, entre outros. Dum modo geral, alimentos excessivamente processados impedem que o corpo absorva cálcio.

3.Suplementação

Por vezes pode ser difícil obter todos os nutrientes que o corpo precisa apenas a partir dos alimentos ingeridos. Suplementos de cálcio, vitamina D e ómega-3, poderão ser benéficos pois demonstraram melhorar a qualidade óssea, contudo o aconselhamento e prescrição médica são essenciais.

4.Exposição solar

A luz solar ajuda o corpo a absorver a vitamina D dos alimentos ingeridos, pelo que especialistas recomendam 5 a 10 minutos de exposição ao sol, 2 a 3 vezes por semana. Assim, é possível ajudar o corpo a processar a vitamina D necessária para a saúde dos ossos.

5.Check-ups

Exames gerais de rotina bem como um exame específico de densidade óssea, poderá indicar se o que o idoso tem feito até à data, tem surtido efeito e em que moldes. Recomenda-se, assim, que homens com mais de 70 anos e mulheres com mais de 65 anos façam este exame de densidade óssea.

Em suma, um estilo de vida saudável é essencial para o bem-estar e consequente prevenção de osteoporose.

Optar por residir numa Residência Sénior poderá trazer benefícios aos idosos pois são espaços dotados de profissionais qualificados e todos os serviços necessários, garantindo uma rotina saudável e consequente bem-estar dos seus residentes!

Procura Residências Sénior? Entre em contacto connosco submetendo o seu pedido (AQUI) ou contacte-nos através do 919992898 ou [email protected]

×

VIA SÉNIOR - Um futuro lado a lado

×
Ligue-nos 211 336 440