Via Senior

Podemos ajudá-lo?

Ligue (+351) 211 336 440

Via Senior | Estratégias para Ajudar Pais Idosos

Partilhar

Com o envelhecimento, é comum que as necessidades dos pais idosos aumentem, sendo que é essencial ajudá-los. No entanto, pode não ser fácil perceber exactamente como se pode ajudar, principalmente se esta ajuda não for facilmente aceite pelos pais idosos.

1.Ter empatia com os pais idosos

Embora por vezes não seja fácil lidar com a frustração ou carência dos pais idosos, a verdade é que ter empatia é essencial. O envelhecimento acarreta uma série de perdas, como o emprego, vida social, saúde, amigos, mobilidade, etc, pelo que colocarmo-nos no lugar dos pais idosos poderá ser uma boa estratégia.

2.Telefonar regularmente

Por norma, os pais idosos sentem necessidade de atenção, pelo que muitas vezes basta ouvirem a voz dos filhos para simplesmente alegrar o seu dia. Telefonar diariamente ou com uma grande regularidade, fará toda a diferença.

3.Envolver a toda a família

É necessário não centrar toda a responsabilidade numa só pessoa. Envolver os restantes membros da família, promovendo a comunicação, é fundamental para coordenar visitas, dividir tarefas e até para ajudar em eventuais custos que possam já não ser suportados pelos pais idosos.

4.Incentivar para serem activos

Muitos pais idosos tendem a ficar isolados pois perderam alguma mobilidade, audição, visão, entre outras coisas, pelo que é importante ajudá-los a permanecerem activos, tanto social como fisicamente. A actividade física é fundamental para melhorar o equilíbrio, a resistência, a força, e até o humor.

No entanto, não é incomum que os pais idosos recusem a ajuda dos filhos. Assim, é essencial ir conversando com os pais ao longo do tempo, antes mesmo que eles precisem de maior auxílio e atenção. Com o tempo, é possível que tendam a aceitar esta ajuda!

Num ponto extremo, considerando que a ajuda não é aceite e que existe um certo perigo associado, é provável que seja necessário tomar uma atitude mais firme. Procurar ajuda de profissionais especializados ou residências séniores habilitadas, poderá ser uma boa solução, mesmo que inicialmente os pais idosos possam ficar magoados e zangados. Contudo, à medida que o tempo passa, é expectável que tendam a entender que foi o melhor para os seus interesses e segurança.

Optar por residir numa Residência Sénior poderá trazer benefícios aos idosos pois são espaços dotados de profissionais qualificados e todos os serviços necessários, garantindo uma rotina saudável e consequente bem-estar dos seus residentes!

Procura Residências Sénior? Entre em contacto connosco submetendo o seu pedido (AQUI) ou contacte-nos através do 919992898 ou [email protected]

×

VIA SÉNIOR - Um futuro lado a lado

×
Ligue-nos 211 336 440