Hipertensão Arterial em Idosos: Prevenção, Valores e Tratamento

As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte nos países desenvolvidos. A hipertensão ou pressão arterial elevada em idosos é uma doença crónica caracterizada por exceder os valores habituais da pressão arterial.  

Dois em cada cinco portugueses morre por doença cardiocerebrovascular, sendo esta a principal causa de morte em Portugal, informação avançada pela Sociedade Portuguesa de Hipertensão. Segundo o Sistema Nacional de Saúde (SNS):

“A hipertensão arterial (HTA) caracteriza-se por uma pressão sanguínea excessiva na parede das artérias, acima dos valores considerados normais, que ocorre de forma crónica.”

É comum que a pressão aumente com a idade, devido ao envelhecimento dos vasos sanguíneos, e é por esta razão, que, em idosos, a hipertensão só é considerada quando o valor de pressão ultrapassa os 150 x 90 mmHg, diferente dos adultos jovens, que é quando é superior a 140 x 90 mmHg.

Na maioria das pessoas, a hipertensão arterial não causa sintomas e, por isso, o diagnóstico é feito através da medição da pressão arterial em dias e horas diferentes. Porém, quando há dúvidas em relação ao horário que aumenta ou se realmente está alta, também é possível realizar alguns exames de diagnóstico, como o MRPA, ou monitorização residencial da pressão arterial, em que são feitas várias medidas semanais em casa ou no posto de saúde, ou através do MAPA, que é a monitorização ambulatorial pressão arterial, feita colocando um aparelho preso ao corpo por 2 a 3 dias, fazendo várias avaliações ao longo do dia.

Para manter a pressão arterial controlada é muito importante adotar medidas e ter alguns cuidados específicos para garantir a qualidade de vida na terceira idade.

Como Prevenir a Hipertensão Arterial em Idosos?
Para prevenir a pressão arterial elevada na terceira idade é importante seguir alguns cuidados essenciais nesta fase da vida:
– Praticar exercício físico
– Manter uma alimentação saudável
– Reduzir o consumo de sal e cafeína
– Evitar o tabagismo
– Moderar o consumo de bebidas alcoólicas
– Fazer um acompanhamento médico periódico

Valores da Pressão Arterial em Idosos
Os valores de pressão arterial em idosos são ligeiramente diferentes dos de um adulto jovem:

Valores da Pressão Arterial em Idosos

Tratamento da Hipertensão Arterial em Idosos
O tratamento para a pressão arterial acima dos valores considerados normais depende da gravidade da doença. Pessoas com uma hipertensão moderada podem controlá-la com algumas mudanças no estilo de vida, como:
– Ir ao médico de 3 em 3 meses para avaliar a eficácia do tratamento;
– Redução do peso, no caso de peso em excesso;
– Diminuição no consumo de bebidas alcoólicas e parar de fumar;
– Reduzir o consumo de sal e evitar alimentos ricos em gorduras;
– Prática atividade física.

Existem vários medicamentos disponíveis para o tratamento da hipertensão arterial que podem ser utilizados isoladamente ou em combinação. Cabe ao médico decidir qual o melhor tratamento para cada situação.

Seguir os conselhos acima mencionados, além de prevenir o aparecimento da pressão arterial elevada em pessoas mais velhas, ajuda a manter os níveis normais ao longo do tempo. 

A pressão arterial elevada em pessoas idosas tem uma incidência muito elevada. É por isso que temos de sensibilizar a população para os seus riscos e para a forma de os prevenir e evitar.

Tem dúvidas? Ligue, faça um pedido ou envie um e-mail e iremos atendê-lo de forma personalizada, sem compromisso e de forma totalmente gratuita. Não perca mais tempo!

Assine a nossa newsletter
… e seja o primeiro a receber as nossas novidades


    Podemos ajudar?
    Dias úteis das 9h às 19h

    Av. Eng. Duarte Pacheco, Amoreiras, Torre 2, Piso 5, Sala 7
    1070-102 Lisboa

    © Via Senior: todos os direitos reservados

    © Via Senior: todos os direitos reservados

    Compare listings

    Compare