Dia Mundial dos Avós: Prepare-se para Visitar Idosos Sozinhos

Dia Mundial dos Avós Prepare-se para Visitar Idosos Sozinhos

Em 10 dias, a Igreja celebrará o II Dia Mundial dos Avós e dos Idosos. O tema escolhido pelo Papa Francisco para esta data, “Dão fruto mesmo na velhice” (Sl 92, 15), visa destacar o valor e o dom que os avós e idosos representam, tanto para a sociedade quanto para a comunidade eclesial. As dioceses poderão celebrar uma missa com liturgia dedicada ao tema ou incentivar visitas aos idosos que vivem sozinhos. Segundo o Papa, este gesto é “uma obra de misericórdia do nosso tempo”.

O Dia Mundial dos Avós e dos Idosos será celebrado mundialmente a 24 de julho. Todas as dioceses, paróquias e comunidades eclesiais são convidadas a assinalar a data, cuja temática, proposta pelo Papa Francisco, é “Dão fruto mesmo na velhice” (Sl 92, 15). Como indicou o Pontífice na sua mensagem para a ocasião, ele deseja oferecer aos idosos um projeto existencial: ser “artífices da revolução da ternura”. A 24 de julho, às 10h (hora de Itália) ou 5h (hora de Brasília), o Papa delegará o cardeal Angelo De Donatis para presidir a missa na Basílica de São Pedro, mas todas as dioceses do mundo são convidadas a celebrar a data com uma liturgia dedicada aos idosos.

Dia Mundial dos Avós Prepare-se para Visitar Idosos Sozinhos

O convite para visitar idosos sozinhos
O Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida partilhou orientações sobre como participar do Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, sugerindo a celebração de uma missa ou a visita aos idosos que vivem sozinhos. O material pastoral e litúrgico está disponível online no site do Dicastério. Aqueles que visitarem ou acompanharem idosos sozinhos, por exemplo, poderão receber uma indulgência plenária, desde que o façam próximo do dia 24 de julho. O Papa Francisco sublinha que “a visita aos idosos abandonados é uma obra de misericórdia do nosso tempo.”

Em celebração da data, o cardeal De Donatis enviou uma mensagem aos párocos da diocese e aos idosos de Roma, destacando que durante o verão europeu muitas atividades são suspensas e muitos idosos permanecem na cidade, muitas vezes sentindo-se ainda mais isolados. O convite do cardeal é para que se pense em momentos simples, mas significativos, para os idosos. No ano passado, algumas paróquias locais organizaram uma missa ao ar livre, seguida de uma bênção aos idosos, animação musical e um jantar. O cardeal exorta todos a visitarem os idosos, tanto em casa como nas casas de repouso, pois esses gestos de carinho e atenção, feitos com amor e caridade pastoral, oferecem esperança e luz a muitos que vivem sozinhos.

O cardeal Kevin Farrell, prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, sublinhou que, com o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, o Santo Padre nos convida a reconhecer a importância dos idosos na sociedade e nas nossas comunidades, não apenas de forma pontual, mas estrutural. De facto, em 2021, o Papa Francisco determinou que o Dia Mundial fosse celebrado todos os anos no quarto domingo de julho, em proximidade da festa de São Joaquim e Sant’Ana, avós de Jesus.

Neste ano, o Dia Mundial coincide com o início da viagem apostólica ao Canadá, onde o Papa Francisco visitará o Santuário de Sant’Ana e irá encontrar jovens e idosos numa escola primária em Iqaluit. O cuidado com os idosos e o diálogo entre as gerações é uma preocupação constante do Pontífice, que dedicou várias Audiências Gerais a catequeses sobre a velhice. A intenção de oração confiada pelo Papa à Igreja através da Rede Mundial de Oração do Papa para este mês de julho também é pelos idosos.

Tem dúvidas? Ligue, faça um pedido ou envie um e-mail e as Assistentes Sociais da Via Senior irão atendê-lo de forma personalizada, sem compromisso e de forma totalmente gratuita. Não perca mais tempo!

Compare listings

Compare