A entrada na terceira idade provoca a deterioração da saúde de uma pessoa. Durante a velhice, aparecem múltiplas lesões e doenças que aumentam a dependência dos idosos. Quando uma pessoa não consegue defender-se, é difícil convencer uma pessoa idosa de que precisa de um lar ou residência sénior.
Quando tarefas como fazer compras, limpar a casa, cozinhar ou ir ao banco, se tornam uma missão impossível para uma pessoa idosa, é preciso recorrer à ajuda externa. Os cuidados mais comuns são os lares e residências sénior, centros de dia e cuidados domiciliários. As residências sénior desempenham um papel muito importante na sociedade cada vez mais envelhecida. Estas instituições são responsáveis por cuidar dos seniores, garantindo o seu bem-estar, segurança e felicidade, cujo principal objetivo é melhorar a qualidade de vida do utente, retardando a sua deterioração e estimulando a sua autonomia e independência.
Principais Sinais da Necessidade dos Cuidados de um Lar ou Residência Sénior
– Perda de Memória: a entrada na terceira idade pode causar perda de memória em idosos que poderá ser tratada de forma subtil como descuido e confusão ou, mais repetida e se tornar algo mais sério. Se as falhas de memória se tornarem constantes, será necessário recorrer a um médico. A perda de memória é um dos sintomas de demências como a doença de Alzheimer.
– Mudanças de Humor: a velhice tem consequências negativas para os mais velhos. Entre elas existe a solidão, a deterioração física ou a dificuldade de adaptação às mudanças do dia a dia. Estas situações podem diminuir o humor de uma pessoa idosa, levando mesmo à depressão.
– Isolamento: A perda de familiares e amigos, a dificuldade de adaptação às mudanças ou a ausência de vida social são fatores que deterioram a capacidade de relacionamento. O desaparecimento das competências sociais na terceira idade provoca o isolamento.
– Perda de peso: A hiporexia é o nome que se dá à redução ou falta de apetite no idoso que está relacionada fortemente com a velhice. Com o passar dos anos, os mais velhos tendem a sofrer mudanças fisiológicas comuns na terceira idade que fazem com que percam o interesse nos alimentos e começam a evitar as refeições.
– Diminuição das capacidades físicas: O equilíbrio, a mobilidade, a força e a resistência sofrem uma forte deterioração durante a terceira idade. De forma a evitar ou retardar essa deterioração existe uma variedade de exercícios projetados para os idosos. Nos lares e residências sénior, é realizado um leque de exercícios focados no reforço destas capacidades.
– Falta de higiene: a falta de higiene está fortemente relacionada com o mau humor e a preguiça. Quando um idoso deixa de se relacionar e todas as ações de higiene exigem um esforço maior, este deixa de se preocupar com a sua higiene e em manter uma aparência esteticamente agradável.
Processo para Convencer um Idoso de que precisa de uma Residência Sénior
Convencer um idoso de que precisa de uma residência sénior não é uma tarefa fácil uma vez que estes não se adaptam bem às mudanças. A ideia de sair da casa aparenta uma perda de escolha, independência e mesmo qualidade de vida. A resistência é normal, mas o que fazer quando eles não estão confortáveis e se recusam a ir para um lar de idosos?
Ao serem detectados alguns destes sinais no idoso, é caso para avaliar a possibilidade de o integrar num lar ou residência sénior. Estas Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI) não só cuidam do bem estar e da saúde como também ajudam a estimular capacidades mentais, motoras e sociais. O próximo passo será convencer um idoso de que precisa de uma residência.
Os passos mais lógicos para convencer um sénior de que precisa de uma residência são:
– Tentar entender o ponto de vista do sénior
– Explicar os benefícios de um lar ou residência sénior
– Fazer com que os idosos percebam que não podem cuidar de si mesmos
– Mostrar testemunhos positivos
– Procurar residências sénior e pedir aconselhamento gratuito com a Via Senior
– Visitar as instituições sugeridas com os idosos e ouvir a opinião dos mesmos
– Certificar-se que o sénior está satisfeito com a decisão tomada.
Decidir mudar o seu familiar para um lar ou residência sénior já é difícil, e convencê-los pode tornar-se uma situação muito desafiante. É importante perceber quais as condições que o faria mudar sem ser necessário forçar a mudança. Deve ser feito o possível para convencer o idosos que será sempre a melhor solução, com bondade, compaixão e paciência.
Encontrar uma residência sénior ideal para um familiar idoso não é uma tarefa fácil. Existem vários lares e residências sénior que afirmam ser os melhores, mas têm preços e serviços muito diferentes.
Convencer um idoso de que precisa de um lar ou residência sénior é o primeiro passo. Depois de assumir a situação, é hora de começar a procurar. Para facilitar o processo de seleção poderá ter a ajuda das Assistentes Sociais e Médicos da Via Senior.
A Via Senior colabora com uma vasta rede de residências sénior a nível nacional que cumpre um exigente padrão de qualidade.
Tem dúvidas? Ligue, faça um pedido ou envie um e-mail e iremos atendê-lo de forma personalizada, sem compromisso e de forma totalmente gratuita. Não perca mais tempo!