Saiba o que fazer em cada uma das situações.
Se é idoso ou se tem familiares com mais de 65 anos, fique a saber que a Polícia de Segurança Pública (PSP) de Lisboa publicou algumas recomendações fundamentais para a segurança de quem tem mais idade. As dicas dividem-se em quatro ‘categorias’: o que fazer em casa, na rua, nos transportes públicos e no veículo. “Pessoas idosas e a segurança”, é o lema da publicação.
No seu domicílio, “Deixe as portas e as janelas sempre bem fechadas antes de sair”, começa por aconselhar a PSP, afirmando ainda que “não deve guardar grandes quantias de dinheiro” na habitação.
Conheça os seus vizinhos – eles podem ser os seus olhos e ouvidos quando não estiver em casa” e, aponta também a Autoridade, “tenha sempre ‘à mão’ os números de telefone para poder comunicar com alguém, principalmente com a polícia”.
Na rua: “Não ostente objetos de valor e evite ter carteiras na mão ou no bolso traseiro das calças” e “tome uma atitude discreta quando for ao banco levantar ou depositar dinheiro e preste atenção a alguma situação suspeita”. Os agentes frisam que se suspeitar que alguém a/o está a seguir, “entre num estabelecimento público e contacte alguém da sua confiança e/ou a Polícia”.
Nas deslocações em transportes públicos a PSP aponta que deve “evitar ficar sozinho ou isolado, especialmente no período noturno”, sendo que terá também de se certificar que “pode ser visto por outros passageiros”. Durante a viagem, “mantenha a mala fechada e na frente do corpo”.
A viajar em viatura própria há também recomendações para estes casos: “Se um estranho se aproximar do seu carro, seja cauteloso e se se sentir em perigo, buzine várias vezes até conseguir a atenção de alguém”. Já se pensar que pode estar a ser seguido, “estacione em local seguro”, mas “não se dirija para casa”. Por fim, uma dica fundamental: “Não transporte/dê boleias a desconhecidos”.
Fonte:https://www.facebook.com/PSPCOMETLIS/photos/a.144317165627133/3530581387000677/