Via Senior

Podemos ajudá-lo?

Ligue (+351) 211 336 440

A importância da Animação Sociocultural em Lares de Idosos

Partilhar

“A Animação Sociocultural é, segundo a UNESCO, um conjunto de práticas sociais que têm como finalidade estimular a iniciativa, bem como a participação das comunidades no processo do seu próprio desenvolvimento e na dinâmica global da vida sócio-política em que estão integrados.

A Animação Sociocultural (ASC) é um processo que visa a consciencialização participante e criadora das populações. Tem uma metodologia própria que, em termos gerais, tem as seguintes linhas mestras:

  • É um processo deliberado e constante destinado a estimular as pessoas e os grupos para que se auto-desenvolvam, mobilizando todas as suas faculdades, no sentido da resolução dos seus problemas reais e colectivos;
  • É um despertar para a descoberta e desenvolvimento das potencialidades e capacidades de cada comunidade;
    é a aquisição da competência necessária para que os grupos (as comunidades) sejam agentes e não meros espectadores passivos”.

“Com o aumento da esperança média de vida, temos assistido a uma crescente procura de lares por parte dos idosos, mas também das suas famílias.

Para dar resposta a tais factos, a Animação Sociocultural pode contribuir para o cuidado sua qualidade de vida, sendo um estímulo permanente da pessoa idosa.

A animação destinada a idosos deve ter como objectivo ajudar o idoso a encarar o seu envelhecimento como um processo natural, de forma positiva e adequada, e a reconhecer a necessidade da manutenção das actividades físicas e mentais.

A animação ligada às artes plásticas e à motricidade faz com que os idosos melhorem e mantenham a sua autonomia, e capacidade de movimento. Visto que eles dispõem de muito tempo livre é necessário criar ocupações que dêem resposta aos seus interesses pessoais e
motivacionais.

Assim os programas de Animação Sociocultural devem ser adequados a cada tipo de grupo com que se trabalha estabelecendo-se alguns objectivos gerais e específicos que podem contribuir para uma acentuada melhoria do seu dia-a-dia, onde podem ser desenvolvidos diversos tipos de actividades, como por exemplo, exercício físico ligeiro, leitura de contos e poemas, visionamento de filmes, ateliers, passeios ao ar livre, visitas a museus, jogos, etc.

Ao longo dos tempos surgiram vários conceitos de Animação, mas todos com alguns pontos em comum, tal como o facto de ter uma função social, cultural ou de estimular à participação.

O animador tem um importante papel social a desempenhar, pois a sua função é estabilizar o funcionamento das relações entre indivíduos, assim como entre os indivíduos e a sociedade, e ainda procurar um acesso à cultura para os indivíduos que não têm por hábito comunicar com os objectos ou coisas, trabalhando ao nível da criação e formação”.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Anima%C3%A7%C3%A3o_sociocultural e https://scmtorresvedras.blogs.sapo.pt/125263.html

×

VIA SÉNIOR - Um futuro lado a lado

×
Ligue-nos 211 336 440