Via Senior

Podemos ajudá-lo?

Ligue (+351) 211 336 440

O processo de recuperação de uma queda em idade avançada

Partilhar

“Estima-se que mais de 30% das pessoas com 65 anos ou mais experienciam, em média, uma queda por ano. O envelhecimento faz-se acompanhar do declínio das capacidades físicas, cognitivas e sensoriais que, em conjunto com fatores ambientais, aumentam o risco de queda.

As quedas são consideradas um problema de saúde pública em todo o mundo. Segundo a OMS, são a segunda maior causa de morte acidental, depois dos acidentes de viação.

Não sendo fatais podem provocar, por exemplo, fraturas ou traumatismos cranioencefálicos que diminuem a capacidade da pessoa idosa se movimentar e realizar as atividades da vida diária (AVD’s), diminuindo a sua qualidade de vida. Têm também efeitos psicológicos, nomeadamente a alteração da auto-imagem e da auto-confiança, medo, vergonha e depressão. Também para o cuidador as quedas têm um impacto negativo, obrigando muitas vezes à necessidade de reajuste da dinâmica familiar, encargos adicionais, sobrecarga emocional, física e económica.

A intervenção do fisioterapeuta no processo de recuperação de uma queda em idade avançada é fundamental para o restauro da mobilidade e promoção da autonomia e independência, da forma mais segura e mais rápida possível.

Neste sentido, o fisioterapeuta desenvolve um plano de intervenção focado no ganho de mobilidade, força, equilíbrio e coordenação com vista à retoma da funcionalidade.

Recomendação de utilização de ajudas técnicas, eventualmente necessárias, ao longo do processo e aconselhamento de adaptações do meio envolvente face às novas necessidades de cada indivíduo também são funções do perfil de competências destes profissionais.

É de extrema importância que após a recuperação de uma queda se mantenha uma participação ativa nas AVD’s e uma rotina com atividades produtivas, de forma a manter as competências adquiridas e prevenir um novo incidente”.

Fisioterapeuta Filipa Almeida – DomusVi Dom Pedro V

Fonte: https://domusvi.pt/o-processo-de-recuperacao-de-uma-queda-em-idade-avancada/?utm_content=221094492&utm_medium=social&utm_source=facebook&hss_channel=fbp-102452722431462

×

VIA SÉNIOR - Um futuro lado a lado

×
Ligue-nos 211 336 440