Via Senior

Podemos ajudá-lo?

Ligue (+351) 211 336 440

Factores a Considerar na Escolha de uma Residência Sénior

Partilhar

Mudar o estilo de vida não é fácil, principalmente quando falamos de pessoas com mais idade. Assim, quando se procura uma residência sénior procura-se uma que possa trazer a maior segurança e qualidade de vida possível. O problema, por vezes, prende-se com o facto de ser difícil procurar uma residência pois requer uma grande pesquisa e alguma burocracia associada.

Existem vários factores a considerar na escolha de uma Residência Sénior, entre os quais:

  • Custo: Na maioria dos casos, este é o factor que é equacionado em primeiro lugar. Analisar qual a disponibilidade financeira, ou o que se está disposto a gastar, de acordo com o tipo de serviço/ comodidade pretendida, é importante para iniciar uma pesquisa e tomar uma decisão.
  • Localização: Considerar o local ou locais geográficos pretendidos de acordo com a proximidade de familiares/ amigos, e mesmo a determinados serviços, é importante.
  • Tipo de alojamento: Fazer uma pesquisa que tenha em consideração o tipo de alojamento é fundamental. Avaliar o grau de autonomia do idoso e eventual necessidade de cuidados mais especializados, poderá ditar a escolha entre uma solução mais independente (quartos ou moradias individuais) ou mais dependente (quartos colectivos).
  • Cuidados de saúde e bem-estar: Devem ser equacionados os serviços disponibilizados pelas residências de acordo com as necessidades individuais, por exemplo no caso de idosos que sofram de doenças é importante que haja um acompanhamento especializado. Outros serviços como enfermagem, apoio psicológico, terapia da fala, devem ser, também, considerados de acordo com as necessidades.
  • Envolvência e actividades: Certos serviços como cabeleireiro, barbeiro, biblioteca, lavandaria, poderão ser importantes na escolha de uma residência. O acesso a jardins e espaços de convívio, bem como actividades e exercício físico, promovem um envelhecimento com qualidade e um estilo de vida saudável.
  • Vagas: Este é um ponto fulcral na pesquisa por residências sénior, pois nem sempre é fácil preencher todos os requisitos anteriormente mencionados, e ter ainda acesso a uma vaga. Assim, é muito importante que a pesquisa seja feita com alguma antecedência e não somente quando surge uma necessidade maior/ urgente.
  • Outros: Antes de ser tomada a decisão final, é também importante conhecer em pormenor a política interna da residência sénior no que respeita por exemplo, ao regime de permanência e visitas. A proximidade de familiares e amigos é essencial para o bem-estar geral do idoso, pelo que esta não deverá ser comprometida.

Procura Residências Sénior? Indique-nos todas as características que pretende reunir e nós encontramos a Ideal para Si.

Entre em contacto connosco submetendo o seu pedido (AQUI) ou contacte-nos através do 919992898 ou [email protected]

Fonte: https://www.caring.com/

×

VIA SÉNIOR - Um futuro lado a lado

×
Ligue-nos 211 336 440